Cadúnico de Nova Venécia é destaque em atendimento humanizado

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Assistência (Semas) e do Programa Cadastro Único (CadÚnico) vem se destacando no quesito atendimento. A equipe prioriza o contato humanizado aos cidadãos que procuram o acesso aos benefícios dos Programas Sociais.

Uma acolhida é feita todos os dias com os usuários agendados para o período da manhã e da tarde. Uma assistente social recebe e faz uma fala sobre o Programa e os demais serviços que a Semas oferece no município veneciano. Um tira dúvidas também é feito no momento da palestra.

“O CadÚnico é a porta de entrada para 32 Programas Sociais como: Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Criança Feliz, entre outros. É com base nos dados informados pelos usuários que se torna um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, que pode ser utilizado por políticas e programas sociais para a seleção de beneficiários e mapeamento de carências e vulnerabilidades.

Aqui nós procuramos sempre nos aproximar das famílias para identificar as reais necessidades e atendê-las da melhor forma possível”, relata a coordenadora Municipal do Programa.
Ainda, segundo a responsável pelo setor, uma média de 80 atendimentos diários, entre agendados e livre demanda, são feitos. A busca pelo benefício do Bolsa Família lidera o ranking de procura.

“O bolsa família sem dúvidas é o maior interesse da população em situação de pobreza ou de extrema pobreza, mas é importante ressaltar que realizando o cadastro não quer dizer que está apto a todos programas, primeiro passa por uma análise do governo, pois cada programa tem as suas próprias regras. Assim, além de ter feito o cadastro, a  família precisa estar dentro das regras dos programas e com cadastro atualizado “, pontua.

“Nós temos orgulho do trabalho que estamos realizando, em dois anos conseguimos dar identidade ao Programa fornecendo a ele sede própria, dobramos a equipe técnica, criamos o Cad Itinerante, que oportuniza aos moradores da Zona Rural, o acesso aos serviços prestados, da mesma forma que fazemos aqui, na cidade.

Além dos atendimentos de rotina, realizamos também mutirões nos bairros, capacitamos constantemente a equipe para melhor atender os usuários. Isso é política de inclusão, política compromissada com o  cidadão”, considerou a secretária Municipal de Assistência Social.