Secretaria de Assistência Social realiza cerimônia de entrega de certificados do curso de eletricidade básica

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) e o Programa Cadastro Único (CadÚnico), realizou cerimônia de entrega de certificados do curso de Eletricidade Básica, a 19 alunos formados na noite da última segunda-feira, 6.

O curso, que teve uma carga horária de 60h, foi ministrado por profissionais do SESI/SENAI, do município de São Mateus. Durante as aulas, os alunos puderam aprender conceitos básicos sobre eletricidade, segurança na execução do trabalho e normas regulamentadoras. Além disso, também tiveram a oportunidade de colocar em prática o que foi aprendido por meio de atividades práticas.
Durante a cerimônia, os cursistas receberam seus certificados de conclusão das mãos das autoridades presentes. A emoção tomou conta dos alunos, que se sentiram gratificados por terem concluído o curso e adquirido conhecimentos importantes para sua vida profissional.

A Secretária Municipal da Semas, ressaltou o trabalho que precisa ser desenvolvido na pasta e a importância da execução dessa qualificação pelo público desse Programa. “ O nosso papel enquanto assistência social é o de também emancipar os cidadãos, criar mecanismos que os ajudem a se desenvolverem, a evoluir profissionalmente. Nada disso seria possível sem o apoio do prefeito. Registro aqui nosso agradecimento a ele. Não posso deixar de enaltecer o trabalho da equipe do CadÚnico que foi de fundamental importância para que tudo isso acontecesse”, disse.

O representante do prefeito na solenidade, o secretário de Desenvolvimento Econômico, destacou a relevância do curso. “A formação profissional desses alunos contribui para o desenvolvimento econômico da cidade. A capacitação de mão de obra qualificada é fundamental para o crescimento e fortalecimento do setor de eletricidade no município”, considerou.

Os formandos agradeceram à Prefeitura Municipal de Nova Venécia, Assistência Social e Cadúnico pela oportunidade de realizar o curso e adquirir novos conhecimentos. Eles afirmaram que o curso superou suas expectativas e que pretendem aplicar os conhecimentos adquiridos em suas atividades profissionais.

“Temos sonhos e aqui começamos a dar forma a eles. Quem sabe um dia poder montar minha loja de material elétrico e poder orientar meus clientes da forma certa”, disse um dos alunos. E a turma não foi formada somente pelo público masculino, teve uma única mulher que absorveu todo o conteúdo e disse que não vai para por aí. “Meu objetivo com esse curso foi o de aprender a fazer os pequenos reparos em casa, porque nem sempre temos um profissional para fazer e foi maravilhoso. Agora quero me aprofundar mais em outros cursos. Obrigada a Assistência Social pela oportunidade”, pontuou.

“Nosso objetivo é melhorar a qualidade dos serviços prestados às famílias beneficiárias, com foco na gestão e implementação de ações do Cadastro Único entre elas oportunizando acesso aos Programas Sociais, a fim de que as famílias possam superar a situação de vulnerabilidade social, tendo acesso a diversas políticas públicas e cidadania”, finalizou a coordenadora Municipal do CadÚnico.