“Projeto Cadastro Único Conhecer para Incluir” – Zona Rural Itinerante no Acampamento Ondina Dias e Córrego da Travessia

A Prefeitura de Nova Venécia por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, através Cadastro Único, realizou na Zona Rural mais atendimentos com o “Projeto Cadastro Único Conhecer para Incluir” – Zona Rural Itinerante e desta vez foi no Acampamento Ondina Dias, no dia 13 de setembro, e no Córrego Travessia, no dia 20 de setembro de 2022, em parceria com a Secretaria de Saúde.

A equipe do Cadastro Único do município está levando o “Projeto Cadastro Único Conhecer para Incluir” – Zona Rural Itinerante”, com objetivo expandir o acesso ao Cadastro Único e os programas a ele vinculados em áreas rurais do município de Nova Venécia ES, principalmente aos lugares de difícil acesso.

A ação do Cadastro Único conta com entrevistadores, Assistente Social e parceria da Saúde com a participação da Agente de Saúde da área e comunidade, no qual são apresentados os serviços e benefícios ofertados a partir do Cadastro Único, e o Cadastramento de novas famílias, visitas Assistenciais e Atualização de famílias indicadas previamente pelos Agentes Comunitários de Saúde, a fim de otimizar o atendimento e evitar aglomeração, como também encaminhamentos aos demais programas da rede socioassistencial das demandas que sejam identificadas ao longo do atendimento, contribuindo para a ampliação da cobertura no município.

Vale ressaltar que o Cadastro Único é porta de entrada para 28 programas e benefícios sociais e a importância de mantê-lo sempre atualizado e seus impactos no recebimento dos benefícios, pois as famílias em descumprimento de condicionalidades e cadastro desatualizado podem receber efeitos gradativos, que variam desde uma advertência, passando pelo bloqueio e suspensão do benefício, podendo chegar ao cancelamento em casos específicos.

O “Projeto Cadastro Único Conhecer para Incluir” – Zona Rural Itinerante” ocorrerão uma vez (ou mais) por semana no interior do município seguindo a divisão territorial utilizada pela política de Saúde.

Assim, o “Projeto Cadastro Único Conhecer para Incluir” – Zona Rural Itinerante, busca identificar, por meio de ações locais (busca ativa, coleta de dados junto aos Agentes Comunitários de Saúde, escolas, associações, entidades religiosas, dentre outros), as demandas existentes; realizar o Cadastramento/Atualização cadastral das famílias que possuem perfil para Cadastro Único, que residem em locais de difícil acesso, oportunizando acesso aos Programas Sociais, a fim de que essas famílias possam superar a situação de vulnerabilidade e melhorar a qualidade de vida.

Estamos também com novo número de telefone: 3752-7919

Horário de atendimento: das 07h às 11h; das 13h às 16h.

Celular WhatsApp: (27) 99644-1422

Endereço: Subida para Cidade Hotel, (SINE) localizada na Praça Theodosia da Cunha Neves, 15 – Centro. Nova Venécia ES.

Quaisquer dúvidas entrar em contato que teremos o prazer em atendê-los.