Mês de Conscientização pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Agosto Lilás – Mês de Conscientização pelo Fim da Violência Contra a Mulher

“Uma Vida sem violência é direito de todas as Mulheres.” Você sabia? Em dados disponibilizados pelo Ministério dos Direitos Humanos (MDH), mostra que por meio do Ligue 180, canal para denúncias de violência contra a mulher, foram recebidas 45.472 notificações no segundo semestre do ano de 2021. No primeiro semestre de 2022, os números ficaram em 43.324 denúncias.

Entre os anos de 2019 e 2021 foram criadas diversas leis para a melhoria e eficácia da Lei Maria da Penha, no entanto ainda tem muito a se fazer para diminuição dos casos de violência e feminicídio.

No município de Nova Venécia, com dados informados pela Delegacia de Polícia local, foram registrados 357 BUs de casos de violência direcionados a mulher, no período compreendido entre o segundo semestre de 2021 até Agosto de 2022.

No entanto, a administração municipal tem buscado firmemente parcerias e ações que minimizem esses quantitativos.

Uma delas foi a pactuação com a polícia Civil do Estado do ES, aderindo ao Projeto Homem que é Homem, projeto esse que visa atender aos violadores (Homens que cometeram crimes contra as mulheres), com o objetivo de enfrentamento desse tipo de violência, visando contribuir com a prevenção e redução do índice de reincidência das mais diversas violências cometidas contra a mulher.

Realizou-se também, a 1ª Conferência Municipal de Politicas para Mulheres, para fortalecer o entendimento e a luta das mesmas em relação a conquista de seus direitos perante a sociedade com igualdade e respeito, refletir sobre sua força e potencial. Garantindo que não aceitem quaisquer tipos de violação, discriminação por sexo, cor etc.

Existe também, para o atendimento diferenciado a Patrulha Maria da Penha, são policiais militares especializados em atender mulheres vítimas de violência.

Os canais de denúncia são o Ligue 180, que funciona 24 horas todos os dias, é totalmente seguro, gratuito e sigiloso. Para denúncias, a delegacia local também pode ser acionada presencialmente. Em caso de emergência contate o 190.