CREAS de Nova Venécia realiza serviço de Abordagem Social para andarilhos e pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Nova Venécia, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realiza diariamente o Serviço de Abordagem Social com a finalidade de assegurar atendimento especializado para apoio, orientação e acompanhamento para andarilhos e pessoas em situação de rua.

Durante a semana é realizado uma ronda nos principais bairros da cidade, que tem por objetivo localizar pessoas em situação de rua, andarilhos e identificar suas necessidades imediatas, como a retirada de novos documentos, encaminhamentos para serviços da saúde e assistência, passagem para cidade de origem e outras orientações. Ao todo 08 pessoas estão sendo monitoradas pela equipe de abordagem social, as demais são pessoas do município que possuem residências, porém se juntam a eles para fazer uso de álcool e outras drogas.

A equipe de abordagem social sempre que solicitada realiza encaminhamentos dessas pessoas para tratamento de dependência química, esses serviços são ofertados pelo município através do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e Hospital São Camilo.

A equipe de abordagem salienta a importância da conscientização da população veneciana, quanto as contribuições dadas em forma de “esmola” não são indicadas para ajudar as pessoas em situação de rua, pois fortalece o uso abusivo de álcool e outras drogas criando resistência no processo de saída das ruas.

Você sabia que há uma diferença entre pessoa em situação de rua e andarilhos?

Considera-se população em situação de rua o grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória.

Andarilho ou trecheiro são pessoas que não têm moradia, que perambulam pelas rodovias e ruas, de cidade a cidade, sobrevivendo de trabalhos temporários e de eventuais ajudas filantrópicas.

Ascom | PMNV