CRAS realiza roda de conversa sobre dentição infantil

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizou uma roda de conversa sobre Dentição Infantil com um palestrante da Secretaria de Saúde, nesta quinta-feira (09).

Como parte do projeto “Onde tem amor, tem cuidado”, momentos como esse são feitos uma vez por mês com o objetivo de proporcionar conhecimento e fortalecimento de vínculos às famílias referenciadas no CRAS. O grupo de Gestantes compõe o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), e busca fortalecer a função protetiva,  preparando as futuras mamães para a maternidade.

Ao todo, 56 pessoas participaram da palestra, que teve como foco a importância da dentição infantil e os cuidados que devem ser tomados pelos pais e responsáveis para garantir a saúde bucal das crianças. O dentista abordou diversos temas relacionados à dentição, como a importância da escovação, o uso do fio dental e a necessidade de evitar alimentos açucarados.

“Quando a gente parte para o contexto da saúde bucal, a gente parte do princípio da necessidade de ser fazer o pré-natal odontológico também, que é de extrema importância para prevenir doenças, evitar parto prematuro e dar uma saúde bucal em nível de aparência e ambiência para as futuras mamães, ensinando a cuidar delas e das crianças”, destacou.

A Secretária Municipal de Assistência Social também participou do evento e deu as boas-vindas aos participantes. Ela falou ainda sobre a política de assistência do município e destacou a importância do projeto “Onde tem amor , tem cuidado” para as famílias atendidas pelo CRAS.
“Nosso objetivo é que vocês permaneçam aqui, aproveitando ao máximo tudo o que o Centro de Referência tem para oferecer. Essa equipe trabalha ao máximo, planeja cuidadosamente todas as ações para que vocês possam absorver o melhor.

O grupo de gestantes do PAIF possibilita o intercâmbio de experiências e conhecimentos, por isso é considerado a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação. Durante os encontros, informações sobre as diferentes vivências são trocadas entre as mulheres e os profissionais técnicos”, considerou a gestora.
Ao final da roda de conversa, os convidados receberam lembranças confeccionadas pela equipe de oficinas do CRAS e as gestantes ganharam um kit maternidade contendo banheira, fraldas e roupinhas de bebê. Foram entregues 15 kits no total.