Cartão Reconstrução começa a ser entregue em Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Setor de Habitação e Regularização junto a uma instituição bancária deu início a entrega da primeira etapa do cartão reconstrução às 32 famílias vítimas das enchentes dos meses de novembro e dezembro de 2022, nesta segunda-feira (05), no auditório da Semas.

O Cartão Reconstrução é uma iniciativa do Governo do Estado e contou com a importante parceria dos municípios da federação, que visa auxiliar as famílias que perderam seus lares e pertences durante as trágicas enchentes do final do ano passado. Cada cartão foi carregado com um valor de 3 mil reais, proporcionando uma oportunidade de recomeço para essas famílias que enfrentaram momentos tão difíceis.

Durante a cerimônia de entrega, a secretária Municipal de Assistência Social destacou a importância do Cartão Reconstrução como uma forma de amparo e apoio. Ela ressaltou que o valor disponibilizado pode ser utilizado de diferentes maneiras, de acordo com as necessidades de cada família.

“Os beneficiados poderão utilizar o valor para aquisição de materiais de construção e reforma de suas residências, compra de móveis e eletrodomésticos, reposição de utensílios domésticos perdidos, entre outras despesas relacionadas à reconstrução de suas vidas”, disse a gestora.

Durante o momento da entrega, o gerente do banco enfatizou a importância da parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e ressaltou o compromisso da instituição em agilizar o atendimento às famílias afetadas pelas enchentes. Ele reforçou que o Cartão Reconstrução foi cuidadosamente planejado para oferecer flexibilidade no uso dos recursos, de modo que as famílias tenham a liberdade de decidir como melhor utilizar.
Segundo ele, o beneficiário tem até 30 dias para retirar o cartão, caso não seja feito nesse prazo o recurso é cancelado e retorna para os cofres do Governo. O valor adquirido pode ser utilizado em um prazo de 6 meses.

Para a coordenadora do Setor Habitacional essa entrega representa um passo importante rumo à superação das dificuldades enfrentadas por essas famílias, demonstrando o comprometimento do poder público em auxiliar a comunidade em momentos de adversidade.

Uma nova lista de beneficiados está para ser divulgada no próximo dia 22 de junho.