Secretaria Municipal de Assistência Social/Cadastro Único eleva índice de atualização Cadastral – Cadúnico

Conforme dados do Ministério da Cidadania, a taxa de cadastros atualizados do Cadastro Único/Auxílio Brasil do município de Nova Venécia teve aumento considerável . A Taxa de Atualização Cadastral (TAC) hoje está em: 77,33%, enquanto que a média nacional encontra-se em: 71,39%.

A Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do Cadastro Único, para alcançar o aumento na taxa de atualização, vem desenvolvendo inúmeras ações na zona urbana e zona rural. A TAC ( Taxa de Atualização Cadastral ) é calculada dividindo o número de famílias cadastradas com renda mensal per capita de até ½ salário mínimo com cadastro atualizado pelo total de famílias cadastradas com renda mensal per capita de até ½ salário mínimo, multiplicado por cem.

Outra informação positiva é o pouco tempo para agendamento e atendimento a população para atualização e cadastramento, projetando assim o município de Nova Venécia a um maior repasse de recurso federal do IGDm ( Índice de Gestão Descentralizada) pelo foco na gestão e implementação de ações na gestão do cadastro único entre elas, na melhoria das taxas de cadastros atualizados.

A equipe do Cadastro Único está colocando em prática o projeto: “Cadastro Único Conhecer para Incluir – Zona Rural Itinerante”, previsto no Plano de Ação, no qual está sendo acolhido por grande público na zona rural. É possível ver os impactos positivos, nos níveis de atualização e que realmente vai de encontro ao público alvo. O projeto já passou no Patrimônio de Guararema, Cedrolândia, Patrimônio do XV, Patrimônio da Penha, Patrimônio do São Gonçalo e Patrimônio Água Limpa e continua semanalmente visitando uma comunidade rural.

A equipe do cadastro único está levando o acesso para Cadastramento/Atualização as famílias que residem em locais de difícil acesso e que possuem perfil para Cadastro Único, oportunizando acesso aos Programas Sociais, a fim de que essas mesmas famílias possam superar a situação de vulnerabilidade social, tendo acesso a diversas políticas públicas e cidadania.