Secretaria de Assistência Social realizou o Projeto CAD Itinerante no Bairro Aeroporto II

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Cadastro Único (CADúnico) levou o Projeto “Cadastro Único Conhecer para Incluir” – CAD Itinerante, ao bairro Aeroporto II, nesta sexta-feira (17).

A iniciativa visa expandir o acesso ao Cadastro Único e aos Programas sociais vinculados a ele, em áreas rurais e urbanas do município. A ação do Cadastro Único é realizada por meio de entrevistadores e assistentes sociais, em parceria com as demais Secretarias Municipais.
Durante o atendimento, a equipe apresenta os serviços e benefícios ofertados a partir do CadÚnico, além de realizar o cadastramento e a atualização de cadastros das famílias indicadas pelos agentes comunitários de saúde. Mais de 200 atendimentos e agendamentos foram feitos.

Uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, permitiu a pesagem das crianças do bairro e a identificação da necessidade de completar ciclo vacinal. Uma equipe de vacinadores estavam presentes na ação.De acordo com a coordenadora do Serviço, o objetivo central é otimizar o atendimento e evitar aglomerações, identificando demandas que possam ser encaminhadas para outros programas da rede socioassistencial.

Ela ressalta, que o Cadastro Único é a porta de entrada para 32 programas e benefícios sociais, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Minha Casa Minha Vida. “É essencial manter o cadastro sempre atualizado, pois as famílias que não cumprem as condicionalidades ou que possuem cadastros desatualizados podem sofrer consequências, que vão desde advertências até o cancelamento do benefício em casos específicos”, finaliza.

A secretária Municipal de Ação Social, esteve presente no CAD Itinerante do Bairro Aeroporto II. “Motivo de orgulho ver esse local cheio. Um projeto grandioso implantado nesta gestão, com total apoio do prefeito. Criamos mais uma forma de acessibilidade aos serviços para nossa população, com a mesma qualidade que é oferecida no setor”, disse.

A gestora finaliza parabenizando a equipe do CADÚnico e agradecendo as parcerias da Secretaria Municipal de Saúde e aos responsáveis pela Igreja Santa Emilie que cederam o espaço.