Secretária de Assistência Social palestra para mulheres no auditório da Apae

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), foi representada pela gestora da pasta em um evento realizado pelo Conselho Municipal de Direitos da Mulher (COMDIM) na última quarta-feira (24).

A roda de conversa teve como objetivo discutir os avanços alcançados no campo dos direitos das mulheres e refletir sobre a posição da mulher na sociedade contemporânea e foi marcado pela palestra proferida pela competente Secretária Municipal de Assistência Social. Conhecida por sua atuação destacada na defesa dos direitos das mulheres, trouxe uma importante contribuição para as presentes, abordando questões fundamentais sobre a trajetória e as conquistas das mulheres ao longo dos anos.

“É preciso evidenciar e dar a devida importância sobre as nossas conquistas, que são desde a conquista do direito ao voto até as mais recentes lutas por igualdade salarial, combate à violência de gênero e o empoderamento feminino, mas não podemos parar por aí. É necessário avançarmos ainda mais e enfrentarmos os desafios persistentes para assim alcançarmos uma sociedade mais justa e igualitária “, enfatizou a gestora.

Após a palestra, a roda de conversa seguiu com debates e trocas de experiências emocionantes entre as participantes, proporcionando um ambiente de reflexão e aprendizado mútuo. Um deles foi o da senhora, Daiana Lemke Nunes, mãe de 2 filhos que frequentam a Apae de Nova Venécia, ambos com deficiência intelectual. Ela falou sobre sua história de vida e o que teve que enfrentar para ter uma vida mais tranquila para poder cuidar de seus filhos.

O encontro reuniu cerca de 40 mulheres representando entidades venecianas, profissionais da área de direitos humanos, além de membros do conselho e mulheres interessadas em contribuir para o debate. Para a presidente do COMDIM essas ações são muito importantes para que de fato o empoderamento das mulheres aconteça.

“É um momento para nós falarmos, mas é também um momento de escuta, pois é a partir daí que o conselho consegue aproximar ainda mais da realidade vivenciada pelas mulheres. É preciso entender que todos nós somos responsáveis por buscar nossos direitos. E para que possamos alcançá-los é necessário conhecê-los. E um dos objetivos do COMDIM ao promover essas ações é justamente trazer esse conhecimento para elas”, pontuou. Ao final do evento, as participantes puderam participar de sorteios de brindes e compartilhar um delicioso café da tarde.