Proibição de venda e uso de linhas cortantes: Uma medida que salva vidas

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Procon Municipal de Nova Venécia em conjunto com o Procon Estadual, conscientiza a população veneciana quanto aos riscos da venda e uso de linhas cortantes no manuseio de pipas, bem como a proibição da comercialização de tais produtos. 

As pipas, também conhecidas como papagaio, raia ou pandorga, é um brinquedo que voa com base na oposição entre a força física do vento e a da corda segurada por uma pessoa. Tal brinquedo surgiu na China Antiga, a cerca de 3.000 anos atrás, nessa ocasião com intuito militar, utilizado como sinalizador. 

Nos tempos atuais as pipas têm finalidade recreativa e ornamental sendo uma brincadeira apreciada por crianças e também por adultos. No entanto, a diversão tem sido em realizar confrontos entre pipas, ou seja, o objetivo é cortar, derrubar a do outro. Para tanto, utilizam-se do famigerado cerol ou cortante, colocado nas linhas das pipas. 

O Cerol ou cortante é o nome dado a uma mistura de cola, geralmente de madeira, com o vidro moído ou limalha de ferro (pó de ferro), que é aplicada nas linhas que são utilizadas para erguer as pipas. É importante frisar, também sobre a linha chilena, que chega a cortar quatro vezes mais do que a linha com cerol. A linha chilena é feita a partir de quartzo moído e óxido de alumínio. 

Pelo perigo da utilização de pipas com “cortantes”, o PROCON vem orientar os comerciantes sobre a proibição da venda deste tipo de linhas de pipas, e advertir os consumidores para que não comprem tal produto. 

Segundo o coordenador Municipal do Procon a utilização da linha de pipa com o cortante, enquadra-se como crime de perigo para a vida ou saúde de outrem, previsto no artigo 132 do Código Penal. 

“Essa é uma ação a nível de estado de extrema relevância, onde estamos advertindo sobre a proibição de venda e compra de linhas com cerol, linhas chilenas e produtos similares. Esta medida salva vidas, faça você também, parte desta conscientização”, pontuou o gestor. 

 Ascom | PMNV