Procon e Judiciário juntos na conscientização dos direitos e deveres do consumidor

Coordenador Executivo do Procon de Nova Venécia e o Juiz Leigo Eduardo Ventorim Moreira durante reunião

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) , participou de uma reunião com o judiciário, visando a criação de metodologias para a conscientização dos direitos e deveres dos consumidores e lojistas.

Propostas como palestras educativas, feirões e realização de eventos para discutir temas relevantes à proteção do consumidor foram debatidos.

Na oportunidade foram discutidos também temas que podem ser abordados durante a ação: a prevenção de conflitos entre consumidores e empresas, a importância da educação e conscientização dos direitos do consumidor e a melhoria no atendimento ao público. Além, de golpes financeiros e empréstimos fraudulentos, onde os aposentados e pensionistas têm sofrido com esses fatos, que não é algo exclusivo apenas no Município, mas em todo país, devendo ser amplamente divulgado para que principalmente os idosos possam ser alertados.

“Temos uma demanda crescente desse público com reclamações de que não efetuaram empréstimos nos órgãos bancários ou financeiros, mas que têm sido descontados valores em seus benefícios”, disse o responsável pelo Procon Municipal.

O Juiz Leigo Eduardo Ventorim Moreira destacou a importância da atuação conjunta entre os órgãos de proteção ao consumidor e do judiciário para garantir a efetividade dos direitos do consumidor. Ele destacou ainda a importância do órgão de proteção na orientação e fiscalização das empresas e estabelecimentos comerciais, bem como, promover a educação consumerista aos consumidores e as empresas.

Ao final, o coordenador do Procon reforçou seu compromisso em continuar trabalhando em parceria com o Judiciário e demais entidades para garantir a proteção dos consumidores e o importante papel dos lojistas na garantia dos direitos do consumidor, por meio do atendimento adequado e do respeito às normas de proteção ao consumidor.