Primeiro Lugar no Estado: Nova Venécia recebe prêmio de boas práticas na Primeira Infância

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) recebeu o prêmio de primeiro lugar no Estado do Espírito Santo em Boas Práticas na Primeira Infância Capixaba (BPIC).

O município veneciano foi representado pelo prefeito, pela secretária da Semas, pela coordenadora do Cras e pela equipe do Programa Criança Feliz, na solenidade de reconhecimento dos trabalhos executados no Estado que aconteceu no auditório do Tribunal de Contas, na capital Vitória, nesta terça-feira (20).

Segundo a secretária de Assistência Social, alguns requerimento foram fundamentais para que o município fosse reconhecido. “Uma série de investimentos foram feitos pela gestão do prefeito a nosso pedido para a implantação e execução efetiva do Programa Criança Feliz. Foi analisado pela comissão a transparência dos trabalhos, com exemplo, fizemos um processo seletivo para contratação de pessoal para trabalhar diretamente com as famílias, ofertamos formação continuada para a equipe, trabalhamos com a integralidade dos serviços da rede socioassistencial e das demais políticas públicas”, considera.

Ela finaliza dizendo que essa premiação é o reconhecimento do trabalho de uma gestão compromissada com a população veneciana. Esteve presente também o governador do estado que enalteceu o empenho dos gestores municipais e suas equipes na execução da defesa da Primeira Infância.

Durante o evento, os trabalhos que são executados na cidade e na zona rural de Nova Venécia foram expostos através de um vídeo para o público presente. Os municípios que ficaram nos três primeiros lugares são, consecutivamente, Nova Venécia, Água Doce do Norte e Colatina.

Programa Criança Feliz

O Programa Criança Feliz é uma importante ferramenta para que famílias com crianças até seis anos ofereçam a seus pequenos caminhos para promover seu desenvolvimento integral.

Por meio de visitas domiciliares as equipes do Criança Feliz fazem o acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de estimular o desenvolvimento infantil. Em Nova Venécia a adesão e implantação aconteceu entre 2021 e 2022.