Prefeitura de Nova Venécia realiza encerramento de ciclo do Programa “Famílias Fortes”

Foto: Divulgação/Ascom|PMNV

A Prefeitura de Nova Venécia por meio da Secretaria de Assistência realizou o encerramento de dois ciclos do Programa “Famílias Fortes”, na última terça-feira (11), no IFES de Nova Venécia. Esse Programa tratou-se de uma Parceria do IFES com a Secretaria de Assistência Social.

Mas o que é o Famílias Fortes?
Diversos estudos têm demonstrado que a melhora na qualidade das relações familiares, a partir do treinamento de habilidades parentais e socioemocionais, favorece o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes prevenindo comportamentos de risco tais como o consumo de álcool e drogas, o abandono escolar, o envolvimento com violência, a iniciação sexual precoce e a gravidez na adolescência.

Neste contexto, foi desenvolvido o Famílias Fortes que é uma metodologia de sete encontros semanais para famílias com filhos entre 10 e 14 anos que visa promover o bem-estar dos membros da família, fortalecendo os processos de proteção e construção de resiliência familiar e reduzindo os riscos relacionados a comportamentos problemáticos.

O objetivo geral do projeto é o bem-estar dos membros da família a partir do fortalecimento de seus vínculos e do desenvolvimento de habilidades parentais e sociais.

E os objetivos Específicos é:

– Ensinar pais e filhos a desenvolverem maneiras eficazes de comunicação e relacionamento.

– Mostrar aos pais a importância de apoiar seus filhos.

– Ajudar os pais a disciplinar e orientar seus filhos de forma eficaz.

– Orientar os filhos sobre como compreender e valorizar seus pais.

– Ensinar os filhos a lidar com o estresse e a pressão dos amigos.

– Promover uma expectativa de futuro aos jovens.