Patrimônio de Boa Vista recebe Projeto Rede Socioassistencial Transformando Comunidades

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu o “Projeto Rede Socioassistencial Transformando Comunidades” no Patrimônio de Boa Vista, na última quarta-feira (24). A iniciativa teve como objetivo levar serviços que normalmente estão disponíveis apenas na sede do município veneciano, para os moradores daquela comunidade e região.

A ação contou com a colaboração das demais secretarias municipais, o que permitiu oferecer uma ampla gama de serviços. Entre as atividades realizadas, destacam-se a distribuição de mudas de plantas frutíferas, vacinação, pré-cadastro para obtenção do direito de participar das feiras livres e assim receber o recurso do vale-feira, através de vendas, o cadastramento na Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), órgão responsável pela compra e distribuição de alimentos. O Sistema Nacional de Empregos (Sine) disponibilizou, uma equipe para atendimento.

A iniciativa foi um sucesso, e mesmo sob uma abençoada chuva, a população compareceu em massa. O Cadastro Único (CadÚnico), que é um instrumento utilizado pelo Governo Federal para identificar famílias de baixa renda e oferecer benefícios sociais, também ofereceu serviços de cadastramento e recadastramento para os programas governamentais. Além disso, equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Casa dos Conselhos e Centro de Convivência do Idoso (CCI) estavam presentes para orientar os cidadãos sobre os serviços disponíveis. Pinturas faciais em crianças e recreação também fizeram parte da ação, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Um dos destaques do evento foi o Varal Solidário, como sempre. Essa iniciativa consiste em disponibilizar roupas e sapatos para a população de forma gratuita, incentivando a solidariedade e a colaboração entre os membros da comunidade.

A secretária Municipal de Assistência Social desempenhou um papel fundamental ao acompanhar de perto as equipes durante toda a manhã de trabalho. “Através dessa ação conjunta, foi possível levar serviços essenciais para a população, promovendo o bem-estar e a inclusão social”, pontuou a gestora.

Ela disse ainda que o “Projeto Rede Socioassistencial Transformando Comunidades” evidencia a importância da parceria entre diferentes setores da administração pública, mostrando que, por meio do trabalho conjunto, é possível alcançar resultados positivos e promover mudanças significativas na vida das pessoas. “Essa iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura de Nova Venécia em atender às necessidades da população, levando serviços e oportunidades para comunidades que, muitas vezes, enfrentam dificuldades de acesso aos mesmos”, finaliza.