Parceria entre Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Venécia, Sindicato Patronal e SENAR fortalecerá o desenvolvimento da agricultura do município

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, o Sindicato Rural de Nova Venécia e Vila Pavão (Patronal), juntamente com o SENAR firmam parcerias para buscar fortalecer o desenvolvimento da agricultura do município. Foram realizadas duas reuniões para o alinhamento das ações, uma no início do ano e outra agora no mês de agosto que culminou com a definição do planejamento.

Para o ano de 2023 já foram definidos os cursos que estarão disponíveis ao produtor e produtora rural. Entre eles, na Linha de ação I – Agricultura, teremos o curso de Agricultura Orgânica – Implantação e Manejo, Curso de Classificação de café, e o de Degustação de café. Já para a Linha de Ação II – Agroindústria, teremos o Curso de Agroindústria Profissional, Boas Práticas de Fabricação, Produção de polpa de frutas, Produção de pães e biscoitos. Na Linha de Ação III – Atividade de apoio agrossilvapastoril, teremos o curso de Gestões de Pequenas Propriedades Rurais, Operação e manutenção de motoserra, Operação e manutenção de Roçadora, Derriçadora e Podadora de Café, Operação e manutenção de Tratores Agrícolas. Para a Linha de Ação IV – Atividades relativas à prestação de serviço, teremos o curso de Turismo Rural – Hospedagem Rural, Turismo Rural – Módulo I e Produção Rural Associadas ao Turismo I.

A lista completa dos cursos você confere no link abaixo onde também poderá ser realizada a manifestação de interesse nos cursos. https://forms.gle/tdxYknDngaxNkof79

Segundo o Secretário de Agricultura, todos estes cursos visam atender ao Planejamento da Secretaria, compreendendo a promoção do Agroturismo, o fortalecimento das Feiras Livres do município, implantação do Calendário Rural, consultorias e assistência para os produtores e produtoras rurais, bem como o fomento do empreendedorismo feminino no campo, e outras ações.

Para este ano ainda o Sindicato e a Secretaria de Agricultura disponibilizam a Assessoria Técnica, que tem uma estrutura com uma demanda específica, sendo somente uma vez com carga horária de atendimento de 4 horas.

É a Prefeitura de Nova Venécia e Secretaria Municipal de Agricultura trabalhando para o desenvolvimento no campo e na cidade.