Nova Venécia recebe ação itinerante da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu a vinda do projeto itinerante para o enfrentamento à violência contra a mulher, da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), através Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), ao município, na última quarta-feira (15).

As ações ocorrem em âmbito nacional, durante o mês de março, em razão da Operação Nacional Átria, que está sendo comandada pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). No Espírito Santo, tem a coordenação operacional da delegada titular da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-DEAM), Cláudia Dematté.

“Estamos nos mobilizando de maneira integrada com a Polícia Militar, com as Secretarias Municipais de Assistência Social junto ao CREAS, ao CRAS dos municípios capixabas. Nossa ação é de repressão e também de prevenção. Temos uma equipe ampla de delegadas, escrivães, investigadores, agentes, psicólogos, assistentes sociais que estão aptos para atender essas mulheres vítimas de violência. O DEAM Itinerante permite que possamos ir ao comércio, às escolas, dialogar com as pessoas, explicando os tipos de violência, mostrando as formas de denunciar. Essa é uma luta de toda a sociedade”, disse a agente.

Em Nova Venécia, a ação central aconteceu na Praça Jones dos Santos Neves. Os policiais civis percorrem escolas e comércio da cidade. A Secretaria Municipal de Assistência Social montou stand para orientação à população.

“Nós estamos muito felizes por receber esse Projeto maravilhoso. Um trabalho articulado, bem feito é a garantia de bons resultados e nesse caso, a diminuição da violência contra à mulher. Se uma única pessoa denunciar, esse trabalho já terá valido a pena”, disse a secretária da Semas.

No município veneciano, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realiza atendimentos diários às vítimas de violência, seja física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral.