Nova Venécia inicia cursos do Programa Qualificar ES

Equipe da Assistência Social entre as alunas do curso de Atendimento e Vendas no primeiro dia de aula

A Prefeitura Municipal de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e a Secretaria de Estado de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), deu início às aulas presenciais do Programa Qualificar ES, na última segunda-feira (28).

Foram disponibilizadas 90 vagas distribuídas entre os  cursos de Atendimento e Vendas, Assistente Administrativo, Auxiliar de Recursos Humanos e Departamento Pessoal. A  qualificação vai permitir aos cursistas empreender ou concorrer a uma vaga no mundo do trabalho.
“Nós estamos felizes em participar desse processo de construção para um futuro melhor para esses alunos. O que nós, através do Governo do Estado, estamos promovendo nada mais é que, política pública de fato. Com o objetivo maior, que é o de transformar vidas”, destacou a secretária Municipal de Assistência Social.

Os cursos do Qualifica ES têm duração média de pouco mais de 2 meses, com uma carga horária que varia de 90 a 120h, no município veneciano, estão acontecendo no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, nos períodos da manhã, tarde e noite. Ao final,  os alunos participam de uma cerimônia de formatura com entrega de certificados.

Qualificar ES

O Programa Qualificar ES foi lançado em 15 de maio de 2019, com oferta cursos de qualificação e capacitação profissional aos capixabas em três modalidades: presencial, on-line e semipresencial. Desde então, foram ofertadas mais de 500 mil vagas em cursos, com uma proposta inovadora e empreendedora, tornando-se um dos projetos prioritários do Governo do Estado.

Dessa forma, o Programa contribui para a qualificação profissional, com foco no empreendedorismo, prevenção da criminalidade, promoção da autoestima, senso de pertencimento local, melhoria de condições de desenvolvimento dos moradores dos bairros atendidos e possibilidade para a inserção ao mundo do trabalho. O Qualificar ES integra o Sistema Universidade do Estado do Espírito Santo – UniversidadES, vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), e foi instituído pelo Decreto nº 5.009-R, de 11 de novembro de 2021. O sistema UniversidadES reúne e organiza as políticas públicas estaduais de educação profissional de níveis Técnico e Superior, além da pesquisa, extensão e inovação.

Secretária Municipal de Assistência Social, professora do curso e equipe da Semas durante a abertura do Programa Qualificar ES em Nova Venécia

Alunas do curso de Assistente Administrativo no primeiro dia de aula

Secretária Municipal de Assistência Social na aula inaugural do curso de Auxiliar de Recursos Humanos e Departamento Pessoal

Secretária Municipal de Assistência Social e a diretora de departamento junto às equipes do CRAS e CADúnico