Maio Laranja: Nova Venécia se mobiliza em passeata no centro da cidade

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) está mobilizando a cidade com atividades em apoio ao Maio Laranja, uma campanha nacional de conscientização sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Uma das ações marcantes ocorreu, nesta quarta-feira (17), com uma passeata que percorreu as ruas do centro do município veneciano, reunindo diversos grupos e instituições engajadas na causa.

A passeata, organizada pela Semas e o Creas contou com a presença massiva da população, demonstrando a união de esforços no combate a esse grave problema social. Entre os participantes estavam o Centro de Convivência do Idoso (CCI), o Lar de Abigail, a Apae, a Escola Dom Daniel Comboni e a equipe da Assistência Social. As Secretarias Municipais de Educação e Cultura e Turismo esteve representada por suas equipes.

Centenas de pessoas, vestidas com camisetas laranjas e empunhando faixas e cartazes com mensagens de conscientização, caminharam juntas pelas ruas, chamando a atenção da população para a importante causa. “Essa caminhada tem um significado simbólico de solidariedade e de dar voz às vítimas, encorajando-as a buscar ajuda e denunciar situações de violência. Estamos aqui para mostrar que elas não estão sozinhas”, considerou a coordenadora do Creas.

Durante o percurso, os participantes distribuíram panfletos informativos e conversaram com as pessoas que encontravam, esclarecendo dúvidas e disseminando informações sobre os sinais de abuso e os canais de denúncia disponíveis. A presença da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros reforçou a mensagem de apoio e proteção às vítimas, além de transmitir a importância de uma atuação conjunta entre a sociedade civil e as autoridades para combater esse tipo de crime.

A passeata foi encerrada no saguão da Prefeitura e no espaço estavam expostos trabalhos realizados por alunos da rede municipal de ensino e pela equipe do Creas. Essa exposição tinha como objetivo mostrar o resultado das ações educativas e preventivas realizadas nas escolas e nos programas sociais ao longo do mês de maio.

“O Maio Laranja é um movimento nacional que busca conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes contra abusos sexuais. São 23 anos desse movimento em prol da proteção. A cor laranja foi escolhida para simbolizar o enfrentamento e a prevenção desse tipo de violência. Durante todo o mês, diversas atividades são realizadas em diferentes regiões do país, com o intuito de informar, sensibilizar e mobilizar a população e aqui em Nova Venécia não poderia ser diferente”, disse secretária Municipal da Assistência Social.

O prefeito de Nova Venécia prestigiou toda a passeata e disse ser um apoiador incondicional da campanha. “É nosso dever enquanto gestor, enquanto cidadão combater a violação de direitos das nossas crianças e adolescentes. E que denúncias sejam feitas em favor da proteção deles. Estamos todos juntos nessa causa”, pontuou.
Na oportunidade o gestor Municipal agradeceu ao comércio local, que vestiram suas vitrines com a cor Laranja, tornando o evento ainda mais bonito.