Grupos de trabalho com adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas são retomados

Adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas no Creas, durante dinâmica proposta no primeiro encontro do ano

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) retomou os trabalhos em grupo com jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, na última sexta-feira (14).

No primeiro encontro do ano, o tema proposto pelos profissionais que atuam no Serviço, foi “Renovação”, onde os participantes tiveram a oportunidade de falar sobre projeto de vida e sonhos. Na oportunidade, foi reforçado também o empoderamento e o fortalecimento de vínculo entre eles e a equipe técnica.

Segundo a coordenadora do Creas, o trabalho realizado em grupos justifica-se porque o adolescente protagonista de um ato infracional possui uma trajetória inscrita em um contexto complexo, impedindo que o foco da intervenção se restrinja a ele.

“É necessário compreender as relações que o envolvem, resgatando sua capacidade criativa para o desenvolvimento das relações sociais e consigo mesmo. Assim, tirando o foco exclusivo do adolescente como responsável por suas “dificuldades” e passando a entendê-lo em seu contexto cultural e social”, pontua.

Ela destaca que os grupos de trabalho serão realizados uma vez por mês, com temas variados buscando a ressignificação e novas perspectivas de vida desses adolescentes e jovens. O Centro de Referência também atende esse público individualmente em encontros semanais e quinzenais.