Festejos Juninos e Julinos promovidos pela Assistência Social de Nova Venécia celebram a cultura nordestina com alegria contagiante

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou no penúltimo e último mês um circuito de comemorações da tradição nordestina.

Os festejos juninos e julinos fazem parte da cultura brasileira que encantam pessoas de todas as idades, com suas danças folclóricas, comidas típicas e alegria contagiante. Em Nova Venécia, a Assistência Social abraçou essas festividades, promovendo eventos que valorizam a cultura nordestina e proporcionam momentos de diversão e confraternização para os participantes dos programas Casa Lar, Centro de Convivência do Idoso (CCI) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Nas comemorações, a cultura nordestina é o ponto central, e os participantes têm a oportunidade de conhecer e vivenciar diversas manifestações culturais, como as típicas quadrilhas, o forró, a música e a culinária tradicional.

Casa Lar: Celebrando a alegria da infância

A Casa Lar, um programa que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade social, se transformou em um verdadeiro arraial junino. As crianças se vestiram a caráter, com trajes típicos e chapéus de palha, e puderam saborear comidas como canjica, pé de moleque e outras delícias típicas da época. Além disso, as danças juninas ensaiadas com a ajuda dos cuidadores e voluntários encheram a festa de animação, atraindo sorrisos e gargalhadas.

CCI: Revivendo memórias e valorizando a maturidade

No Centro de Convivência do Idoso, os festejos foram marcados por uma bela celebração da experiência e sabedoria dos idosos. Os participantes puderam relembrar suas memórias das festas juninas de suas terras natais, resgatando tradições e compartilhando histórias com os mais jovens do grupo. A dança, sempre animada, foi uma maneira de manter os corpos ativos e as mentes repletas de alegria, celebrando a vida em todas as suas fases.

Creas: Unindo esforços contra a vulnerabilidade

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) também entrou no clima das festas, mostrando que, mesmo no enfrentamento de situações difíceis, é possível encontrar momentos de alegria e união. O evento contou com brincadeiras, música e muita comida típica, com a participação tanto dos assistidos quanto dos profissionais da instituição, estreitando os laços entre todos os envolvidos. A integração e a celebração da cultura contribuíram para fortalecer os vínculos e enfrentar os desafios com mais otimismo e resiliência.

“Esses festejos promovidos pela nossa Secretaria de Assistência Social de Nova Venécia têm um impacto significativo na comunidade. Além de proporcionar momentos de lazer e descontração para os atendidos pelos programas, eles também sensibilizam a população em geral sobre a importância de valorizar e preservar a cultura nordestina, além de conscientizar sobre os serviços oferecidos pela Assistência Social”, pontuou a gestora da Semas.