Dados do Cadastro Único de Nova Venécia apontam aumento de quase 90% na taxa de atualização cadastral

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) e o Cadastro Único, registrou no último mês um aumento significativo de atendimentos para atualização e novos cadastros.

De acordo com dados do Sistema, hoje a Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do município é de 89,2%. Segundo a coordenadora Municipal do CadÚnico, hoje a Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do município é de 89,2% e é calculada pela divisão do número de famílias cadastradas com renda mensal per capita de até ½ salário mínimo com cadastro atualizado, multiplicado por cem.

No mês de dezembro de 2023, o município veneciano teve 4.160 famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família, totalizando 11.402 pessoas beneficiadas, o que gerou um investimento de quase R$ 3 milhões, isso significa um benefício médio de R$ 671,34 por
família. O relatório aponta também, 976 famílias beneficiadas pelo Programa Auxílio Gás dos Brasileiros, totalizando um investimento de R$101 mil reais.

Para a coordenadora Municipal, esse resultado é fruto de investimento em pessoal e foco em projetos que atendam de fato a necessidade da população. “Temos como exemplo o Projeto Cadastro Único Itinerante que leva a equipe do CadÚnico para vários pontos da zona urbana e rural, lugares de difícil acesso. Com isso chegamos a 10.934 famílias
inseridas no Cadastro Único atualmente”, destaca.

A gestora ressalta ainda a importância de manter Cadastro Único atualizado, em caso de mudança de endereço, escola, se houver novos moradores na residência, perda ou mudança de trabalho. E mesmo que não haja mudança em nenhum desses quesitos é necessário atualizar os dados em no máximo de 2 em 2 anos.