CREAS realizou a 1ª jornada de capacitação do serviço de Proteção Social a Adolescentes em cumprimento de medidas Socioeducativas em meio aberto

A Prefeitura de Nova Venécia, através da Secretaria de Assistência Social, por meio do CREAS, visando garantir a sensibilização e conscientização da população, realizou no dia 22 de setembro de 2022 a 1ª Jornada de Capacitação do Serviço de Proteção Social a Adolescentes em cumprimento de medidas Socioeducativas em meio aberto.

A jornada foi idealização da equipe do CREAS, a qual faz parte do plano de trabalho para o ano de 2022. O intuito foi de despertar uma consciência social e política para um acolhimento humanizado, visando combater o preconceito e descrédito associado a esse público em específico.

Estiveram presentes diversas autoridades municipais, entre eles: o Prefeito, Presidente da Câmara, Secretária de Assistência Social, Promotor de Justiça, Secretário de Saúde e a palestrante da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social – SETADES, representando a gerência do Serviço de Proteção Social Especial, participaram também municípios da região norte e noroeste, com equipes responsáveis pelo serviço de medidas Socioeducativas de cada cidade.

Cada palestrante explanou um tema diferente, com muita maestria e desenvoltura. Para fechar o evento a equipe composta por assistente social, psicólogo, pedagogo e advogado da associação “Amigos da Justiça” da cidade de João Neiva/ES, apresentou a forma que é trabalhado esse público em seu município, com parcerias com empresas privadas e contando até com ônibus itinerante.

A capacitação alcançou seu objetivo central que era: mobilizar e conscientizar a sociedade sobre os direitos dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, promovendo informações sobre o Serviço, proporcionando integração e troca de experiências entre os técnicos e gestores da região norte que atuam no Serviço e humanização do acolhimento nas entidades parceiras e sociedade em geral, conscientizar o público-alvo sobre a importância de romper o estigma social que permeia o público atendido e ainda divulgar o trabalho desenvolvido pelo Serviço do CREAS com Medidas Socioeducativas em Meio Aberto em Nova Venécia.

A jornada de capacitação é um instrumento de grande importância para sanar dúvidas, trocar experiências, sempre buscando a melhoria do serviço que é ofertado.