Capacitação no Abrigo Casa Lar de Nova Venécia aprimora habilidades de cuidadores

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social Nova Venécia e o Abrigo Casa Lar, promoveu uma capacitação especial destinada aos seus cuidadores. Essa iniciativa, realizada pela gestão municipal, teve como objetivo aprimorar as habilidades e conhecimentos dos profissionais que desempenham um papel crucial no cuidado e no bem-estar das crianças e adolescentes abrigados.

O tema abordado foi “Empatia” e teve como foco principal a melhoria das habilidades socioemocionais dos cuidadores, visando fortalecer sua capacidade de estabelecer vínculos afetivos e empáticos com as crianças e adolescentes abrigados. Esse aspecto é fundamental para garantir um ambiente acolhedor, que proporciona segurança emocional e desenvolvimento saudável às crianças que passam por momentos desafiadores em suas vidas.

“Nesse encontro achamos relevante tratar sobre a importância de se colocar no lugar do outro, os prejuízos que uma criança e um adolescente tem ao ser institucionalizado, a privação familiar e suas consequências que pode acarretar atrasos nos aspectos cognitivos, neurológicos e problemas de ordem emocional, ou seja, o papel do cuidador é de grande importância quando ele desenvolve a empatia, a criança e ou adolescente se sente importante, valorizado e acolhido”, disse a coordenadora do Abrigo.

A programação foi planejada de forma a atender todos os turnos dos servidores, garantindo que ninguém ficasse de fora dessa importante ação. A gestão municipal reconhece a relevância do trabalho desempenhado pelos cuidadores, e investir em seu aprimoramento é uma maneira de proporcionar um atendimento de qualidade e um ambiente seguro e acolhedor para as crianças em situação de vulnerabilidade.

“A cada dois meses acontece uma capacitação para os servidores, nós temos compromisso com a qualidade dos serviços prestados à nossa população, com o Abrigo não poderia ser diferente. Ações como essa representam um passo significativo para a melhoria contínua do atendimento oferecido às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Estamos empenhados em garantir que todos os profissionais envolvidos no cuidado dessas crianças tenham as competências necessárias para desempenhar suas funções com excelência, promovendo o desenvolvimento integral e o bem-estar dos abrigados”, destacou a secretária Municipal de Assistência Social.