15 de março Dia do Consumidor: Procon de Nova Venécia orienta o consumo consciente

Equipe do Procon de Nova Venécia junto à secretária Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) comemora o Dia do Consumidor alertando a população para o consumo consciente.

Comemorado anualmente em 15 de março, o Dia do Consumidor é uma data importante para conscientizar os consumidores sobre seus direitos e promover a importância da proteção ao consumidor.A origem da data remonta a 15 de março de 1962, quando o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, proferiu um discurso no Congresso americano em que destacou a necessidade de proteger os direitos dos consumidores.

Desde então, a data tem sido celebrada em diversos países ao redor do mundo.No Brasil, foi oficializado em 2014, com o objetivo de incentivar as compras no comércio eletrônico e estimular a economia. Desde então, a data tem se tornado cada vez mais popular, com diversas promoções e descontos oferecidos pelas lojas físicas e virtuais.De acordo com o Coordenador do Procon de Nova Venécia, o Dia do Consumidor deve ser celebrado, mas não apenas como um dia de aproveitar ofertas especiais.

É uma ocasião para lembrar que os consumidores têm direito à informação clara e precisa sobre produtos e serviços, à proteção contra práticas abusivas e enganosas e ao respeito de seus direitos em caso de problemas com as compras.Ele destaca ainda a importância do consumo consciente, um tema cada vez mais relevante na sociedade atual. “Isso significa que os consumidores devem buscar adquirir produtos e serviços de forma sustentável, levando em consideração os impactos ambientais, sociais e econômicos de suas escolhas”, afirma.

O Procon também alerta os consumidores para ficarem atentos a possíveis fraudes e golpes, principalmente no comércio eletrônico, que pode ser mais vulnerável a esses tipos de práticas. Por isso, é importante pesquisar bem antes de comprar, verificando a reputação da loja e evitando ofertas muito vantajosas que pareçam suspeitas.“O órgão está à disposição para atender às demandas dos consumidores e garantir que seus direitos sejam respeitados, mas também alerta que os Consumidores têm direito, mas também possuem deveres a serem cumpridos e respeitados”, finaliza o coordenador.