Secretaria de Saúde mostra que índice de infestação do mosquito da dengue em Nova Venécia e de Risco Baixo

A Prefeitura de Nova Venécia através da Secretaria de Saúde, juntamente com o Departamento de Combate as Endemias, mostra Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) é a metodologia recomendada pelo Ministério da Saúde (BRASIL, 2005) para a determinação do Índice de Infestação Predial (IIP) do mosquito vetor da dengue (Aedes aegypti). Através da amostragem de imóveis do município, é possível realizar de forma expedita um diagnóstico da situação da presença do mosquito vetor na cidade.

Houve uma redução com relação aos 03 últimos levantamentos realizados, porém o cenário ainda inspira cuidados e é preciso que a população ajude de forma cotidiana nas ações de combate e controle do vetor.

O Levantamento vistoriou 1432 imóveis entre residências, comércios, terrenos baldios, e, de acordo com os dados apresentados, um fator continua predominante: a grande parte dos focos está localizada nas residências, no intradomiciliar e no peridomiciliar. Cerca de 80% dos focos são encontrados em locais habitados, onde teoricamente basta o morador aplicar as ações de prevenção para “quebrar” o ciclo evolutivo do mosquito.

É importante destacar que os criadouros predominantes sua maior concentração de focos se mantém nos domicílios e basta uma ação de prevenção do próprio morador para que possamos reduzir positivamente esses números e trazer segurança para toda população. A vigilância ambiental tem se mobilizado, a fim de alertar a população sobre os cuidados necessários para evitar criadouros do Aedes aegypti, mosquito vetor da dengue entre outras doenças como zika, chikungunya e febre amarela.

Semanalmente, os imóveis de diversos bairros em Nova Venécia são visitados e inspecionado. Os moradores e responsáveis por estes recebem orientações sobre como evitar focos de água parada e, quando necessário, realizam tratamento mecânico ou químico destes possíveis depósitos. Salientamos que o trabalho de combate à dengue não para. Além do trabalho de prevenção constante, os agentes de endemias continuam visitando e vistoriando as residências. A participação da população é considerada fundamental para a vigilância da doença, já que muitas das ações efetivas dependem da participação de cada um, e o controle e prevenção só poderão ser alcançados com o apoio de todos.

As ações continuam na próxima semana a secretaria de saúde juntamente com as equipes da vigilância ambiental estará se deslocando para o interior para orientar a população sobre como evitar focos de água parada e, quando necessário, realizam tratamento mecânico ou químico destes possíveis depósitos, conforme cronograma abaixo;

É de suma importância a realização das visitas domiciliares pelo ACE pois o município terá um índice de infestação de toda a área a cada dois meses, independentemente do tamanho da localidade/Bairro, ou seja, todos os imóveis são inspecionados. Este levantamento aplica-se às situações para avaliar o impacto de medidas de controle vetorial, em áreas recém-infestadas e a ação de imediata para reduzir os índices eliminando possíveis criadouros e orientar a população quanto a prevenção.

Assessoria de comunicação da Prefeitura de Nova Venécia