Secretaria de Saúde inaugurou o Serviço Integrado de Assistência Farmacêutica “Kayron Sodré Pansiere

Foto: Divulgação / Ascom|PMNV

A Prefeitura de Nova Venécia através da Secretaria de Saúde, inaugurou o Serviço Integrado de Assistência Farmacêutica, na última terça-feira (12), trazendo melhoria dos serviços de saúde e o acesso a medicamentos. O Serviço Integrado de Assistência Farmacêutica fica localizada na rua: Colatina, ao lado da secretaria de Obras.

O prefeito, explicou que a ideia de unir os espaços surgiu de avaliações e diálogos da Prefeitura com a Superintendência Regional de Saúde de São Mateus (SRSSM), que atende os municípios do Norte do Espírito Santo e a Sesa.

“A gente via a necessidade de ampliar o espaço físico, contamos com bons profissionais e cobertura de medicamentos, mas estávamos com essa limitação e, juntos, pensamos nesse formato. Além da farmácia municipal, os moradores têm acesso aos medicamentos nas 14 unidades de saúde do município”. Durante a solenidade, foi anunciada ainda a construção de uma nova unidade de saúde no bairro Margareth.

A inauguração do Serviço Integrado de Assistência Farmacêutica Káiron Sodré Pansiere representa um marco significativo para a comunidade, promovendo uma abordagem inovadora e integrada para a saúde. A centralização dos serviços estadual e municipal na Farmácia Cidadã Estadual e Municipal oferece uma série de benefícios tangíveis para a população:

Simplificação do Acesso à Medicação: Ao integrar os serviços em um único espaço, o acesso à medicação torna-se mais simplificado para os cidadãos, eliminando burocracias desnecessárias e facilitando o processo de obtenção de medicamentos.

Otimização de Recursos: A ampliação do espaço útil para estoque contribui para uma distribuição mais eficaz dos medicamentos, garantindo que haja uma oferta adequada para atender às necessidades da população. Isso resulta em uma gestão mais eficiente dos recursos disponíveis.

Atendimento Personalizado: A oferta de atendimento personalizado adaptado às necessidades específicas de cada indivíduo é crucial para garantir que os pacientes recebam a orientação adequada sobre o uso correto dos medicamentos e possam esclarecer dúvidas diretamente com profissionais farmacêuticos.

Condições de Trabalho Aprimoradas: A melhoria das condições de trabalho para os colaboradores contribui para um ambiente mais produtivo e positivo, refletindo diretamente na qualidade do serviço prestado aos pacientes.
Ampliação da Cobertura: Com um índice de cobertura atual de 87%, a integração dos serviços pode contribuir para a expansão desse índice, garantindo que um maior número de pessoas tenha acesso aos medicamentos necessários para seus tratamentos.
Ampliação dos Serviços Oferecidos: A inclusão da dispensação de fraldas geriátricas representa uma resposta às necessidades específicas da população, demonstrando uma abordagem abrangente para a assistência farmacêutica.

Atendimento Especializado a Programas de Saúde: O atendimento aos programas específicos, como TB/HANSEN, CTA TABAGISMO, SAÚDE DA MULHER, e TOXOPLASMOSE, demonstra o compromisso em abordar questões de saúde pública de forma específica e especializada.
Consultório Farmacêutico para Diabetes: A criação do consultório farmacêutico para o tratamento de diabetes, incluindo a dispensação de insulina, destaca a abordagem proativa na gestão de condições crônicas e reforça a importância da prevenção e cuidado contínuo.
A iniciativa reflete um compromisso notável com a promoção da saúde e o bem-estar da comunidade, estabelecendo um padrão elevado para a assistência farmacêutica integrada.