Secretaria de Saúde de Nova Venécia alerta a população para os devidos cuidados com os casos de Gripe

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população, sobre os altos índices de gripe que tem surgido no município veneciano.

A orientação é que a população se mantenha cautelosa para que possa ser feita a identificação precoce de casos de Síndrome Gripal, principalmente em pacientes do grupo de risco, como idosos, crianças e gestantes, a fim de prevenir a evolução do caso para algo mais grave.

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, de fácil transmissão, propagando-se facilmente e é responsável pela elevação das taxas de hospitalização. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D.

O vírus H3N2, que está em forte circulação por todos os estados do País, é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados. Sua transmissão se dá de forma simples, ocorrendo pelo ar, uma vez que a pessoa infectada libera partículas de saliva enquanto conversa, espirra ou tosse.

Caso de Síndrome Gripal é caracterizado por uma infecção respiratória, com pelo menos dois dos seguintes sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos. Em crianças, além destes sintomas, está presente a obstrução nasal. Em idosos, pode apresentar casos de confusão mental, sonolência, irritabilidade e falta de apetite.

O Secretário de Saúde, Biel, ressalta que os cuidados para se prevenir contra a gripe são os mesmo que estamos tendo contra a COVID-19. E que esses cuidados devem ser mantidos e intensificados, e ter a vacinação em dia é essencial para que tenhamos uma saúde melhor.

Nova Venécia dispõe de doses de vacina contra a influenza em todas as suas unidades de saúde, conforme o cronograma do PNI (Plano Nacional de Imunização), e também conta com a vacinações contra a Covid-19 conforme o Plano Nacional de Vacinação.

Ao sentir os primeiros sintomas é indispensável que se procure as unidades de saúde para que seja feito a diagnóstico correto de cada caso.