Secretaria de Assistência social realizou um Encontro com o Colegiado de Gestores da Política Socio-assistencial da Região Noroeste do Estado do ES

A Prefeitura de Nova Venécia através da Secretaria municipal de Assistência social realizou hoje (25) março de 2022 um Encontro com o Colegiado de Gestores da Política Socio-assistencial da Região Noroeste do Estado do Espírito Santo, estiveram presentes os Secretários Municipais de Vila Pavão, Ecoporanga, Águia Branca, Mantenopolis, Água Doce do Norte.

A Secretária Municipal de Nova Venécia, é a Coordenadora do Colegiado de Secretários da Região Noroeste, e recepcionou os demais municípios afim de discutir temáticas relevantes e atuais referente a política de socioassistencial;

Como pauta da reunião foi abordado e discutido as temas abaixo:
1.Programa Criança Feliz – Troca de experiência dos Municípios que já aderiram ao programa (Água Branca e Mantenópolis), dos que aderiram no final de 2021 (Nova Venécia e Ecoporanga) e estão em processo de Implantação ;
2.Pontuamos sobre a Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres que foi convocada pelo Decreto Governamental Nº 101-S, de 20 de Janeiro de 2022 terá por objetivo geral de fortalecer a política estadual e as municipais para as mulheres;
3.Família Acolhedora – A implantação do Programa nos municípios e a importância do mesmo para o Acolhimento de crianças e adolescentes;
4.Projeto De Destinação do Imposto de Renda – A Campanha Destinação visa informar aos contribuintes Pessoa Física e Pessoa Jurídica a possibilidade de destinar uma parte do seu Imposto de Renda aos Fundos Especiais de amparo social controlados pelos Conselhos Municipais do Direito da Criança e do Adolescente e de Proteção ao Idoso e fiscalizados pelo Ministério Público.
5.A Implantação do Núcleo de Proteção a Mulheres Vitimas de violência que será implantado no Município de Nova Venécia e atenderá todos os municípios da Região Noroeste;
6.Abordagem de Rua – a Dificuldades que os municípios estão tendo em relação a parceria com os demais serviços para atendimento a esse Publico;
7.Projeto Homem que é Homem –  idealizado por psicólogas e assistentes sociais da Polícia Civil, o projeto “Homem que é Homem” foi desenvolvido para contribuir para a redução do índice de reincidência de violência contra a mulher. Para isso, homens denunciados nos Distritos Policiais de Atendimento à Mulher são convocados a participar de um ciclo de palestras com temas voltados para a desconstrução de ideias sexistas e machistas, a fim de estimular formas pacíficas de lidar com os conflitos, isso ocorre dento dos CREAS – Centro de Referencia Especializada da assistência social.