Secretária de Assistência Social participa de capacitação do Conselho Tutelar

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) foi representada pela gestora da pasta, no quarto e último dia de capacitação dos futuros novos membros do Conselho Tutelar. Ao todo 16 candidatos participaram dessa etapa e caso sejam aprovados na próxima etapa do Exame de caráter eliminatório que aconteceu no último domingo (02), estarão habilitados para disputar as cinco vagas disponíveis ao cargo de conselheiros tutelares no dia 01 de outubro de 2023.

A formação, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), aconteceu entre os dias 24 a 29 de junho, proporcionando aos participantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aspectos éticos e cidadania, escuta ativa e qualificada e demais assuntos relacionados ao universo da temática. Nortearam os conteúdos as assistentes sociais da Semas e do Poder de Justiça do Fórum de Nova Venécia e duas representantes da Comissão Especial do processo unificado de escolha dos novos membros.

A presença da Secretária de Assistência Social na capacitação demonstrou o comprometimento do órgão em fortalecer e apoiar o trabalho desenvolvido pelo Conselho Tutelar. A participação da secretária teve como objetivo fornecer informações adicionais e destacar a importância do papel desempenhado pelos conselheiros tutelares na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Durante sua fala, a Secretária de Assistência Social enfatizou a relevância do Conselho Tutelar como uma instituição fundamental na garantia e promoção dos direitos infantojuvenis. Ela ressaltou a necessidade de uma atuação comprometida, ética e sensível por parte dos futuros conselheiros tutelares, uma vez que irão lidar diretamente com situações delicadas e complexas.

A gestora finalizou destacando a importância do conhecimento aprofundado do Estatuto da Criança e do Adolescente como ferramenta fundamental para embasar as ações e decisões do Conselho Tutelar. Ela incentivou os participantes a aplicarem os aprendizados adquiridos ao longo dos quatro dias de capacitação de forma efetiva e responsável em seu futuro trabalho.