Secretaria de Assistência Social capacita visitadores do Programa Criança Feliz

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), iniciou um ciclo de capacitação dos visitadores do Programa Criança Feliz (PCF) , que começou nesta segunda-feira (31) e vai até a próxima sexta-feira, 04 de agosto.

O Programa Criança Feliz, vinculado ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tem como foco a promoção do desenvolvimento infantil por meio de visitas domiciliares realizadas por profissionais especialmente capacitados, os visitadores. O programa atende famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, com crianças de 0 a 6 anos de idade. No município veneciano, mais de 100 famílias, entre zona rural e sede, são atendidas pelo PCF.

Nesses cinco dias de capacitação, uma série de temas relevantes para o trabalho dos visitadores será abordada, visando fortalecer o vínculo entre profissionais e comunidade atendida, além de oferecer subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento de um trabalho mais eficiente.

Entre os temas que serão tratados ao longo da capacitação, destacam-se, as Políticas Públicas e o SUAS: Conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social e seu papel na promoção do bem-estar social, estratégias de acompanhamento e avaliação: técnicas para o acompanhamento contínuo das famílias e avaliação dos resultados do programa, entre outros.

A Secretaria Municipal de Assistência Social é responsável pela organização da formação continuada, que conta com a parceria de todos os setores da Semas. “A expectativa é que a capacitação dos visitadores aprimore o atendimento oferecido às famílias, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças beneficiadas pelo Programa Criança Feliz”, disse a coordenadora Municipal do Programa.

A gestora da pasta da Assistência, destacou a importância dessa iniciativa para o município. “Investir na capacitação desses servidores é um passo fundamental para um resultado efetivo do trabalho junto às famílias. O Programa Criança Feliz é uma política pública essencial para o futuro de nossas crianças, e estamos empenhados em garantir um trabalho de qualidade”, afirmou a secretária Municipal de Assistência Social.

O Programa Criança Feliz tem se mostrado eficaz em Nova Venécia, contribuindo para a melhoria das condições de vida das famílias beneficiadas e o desenvolvimento adequado das crianças na primeira infância. O município veneciano garantiu o prêmio de primeiro lugar geral em todo o estado do Espírito Santo no ano de 2022. Essa formação continuada representa mais um passo importante para o sucesso dessa política pública.