Roda de Conversa Promovida pela ESF Felismino Bonomo Fomenta Saúde Física e Mental de Mulheres em Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, através da Secretaria de Saúde, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF) Felismino Bonomo realizou uma importante ação para a promoção da saúde física e mental das mulheres na comunidade. A Roda de Conversa, organizada pela equipe da ESF, teve como objetivo criar um espaço acolhedor e reflexivo, onde as mulheres pudessem dialogar sobre questões relevantes do universo feminino.

O evento, que ocorreu na última semana, contou com a participação especial da palestrante Grasiela Moraes, renomada psicanalista, que abordou temas cruciais para o bem-estar das mulheres. Entre os tópicos discutidos estavam o autocuidado e saúde, saúde mental e autoestima, entre outros.

Grasiela Moraes iniciou a roda de conversa enfatizando a importância do autocuidado e como ele é fundamental para a manutenção da saúde física e mental. Ela explicou que pequenas ações diárias, como dedicar um tempo para si mesma, praticar atividades físicas e ter uma alimentação equilibrada, podem fazer uma grande diferença no bem-estar geral.

A saúde mental foi outro ponto crucial abordado durante o encontro, enfatizando a importância de reconhecer e lidar com as emoções, além de buscar ajuda profissional quando necessário. “Cuidar da mente é tão essencial quanto cuidar do corpo. A saúde mental é a base para uma vida equilibrada e plena”, destacou a psicanalista.

As participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e sentimentos, promovendo um ambiente de escuta e apoio mútuo. A roda de conversa proporcionou não apenas um espaço para reflexões, mas também para o fortalecimento de vínculos entre as mulheres da comunidade.

“A troca de vivências e o apoio mútuo são fundamentais para o fortalecimento dos vínculos e para a construção de uma rede de suporte entre as mulheres. Eventos como esse são essenciais para promover o bem-estar e a qualidade de vida na comunidade”, afirmou uma das participantes.

A ESF Felismino Bonomo reforça seu compromisso com a promoção da saúde integral e agradece a todos que participaram e contribuíram para o sucesso da roda de conversa. A equipe da ESF planeja continuar realizando ações voltadas para o bem-estar físico e mental da população, promovendo a conscientização e o diálogo sobre temas relevantes.