Projeto Flor e Ser marca o fim das ações previstas do Agosto Lilás 2023

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) realizou o último bate-papo do ciclo de encontros do Projeto “Flor e Ser”, EEEM “Dom Daniel Comboni”, na última quarta-feira (23).

O encontro marcou o encerramento das ações previstas para o “Agosto Lilás” do ano de 2023, período que marca o mês de conscientização no combate à violência contra a mulher.

O Projeto Flor e Ser teve início no mês de março e foi elaborada a partir de uma atividade acadêmica de estágio supervisionado em Serviço Social e implementado pelo CREAS/PAEFI através de Assistente Social e Psicólogo do próprio setor, além de diversos convidados das redes pública e privada do município. Durante esse período ele foi desenvolvido com os alunos do ensino médio da Escola Estadual do município veneciano.

Segundo a coordenadora do Creas, o objetivo do projeto foi trazer reflexões acerca do presente e o futuro dos jovens, especialmente do sexo feminino, com o intuito de trabalhar perspectivas de vida e prevenir possíveis situações de violência, haja vista o crescente número de mulheres vítimas de violência atendidas e acompanhadas atualmente pelo equipamento.

Os temas trabalhados com o público estudantil foram o feminismo e empoderamento, os limites e potencialidades no ambiente escolar; O alcoolismo e sua relação com a violência; A perspectiva de vida; O planejamento estratégico; As diversas faces da violência e o cotidiano dos atendimentos da delegacia especializada de atendimento à mulher.

Para os alunos e professores a iniciativa foi importante e todo aprendizado será levado adiante.

“Queremos agradecer em nome da turma pelo trabalho de vocês, pois foram muito importantes para o nosso aprendizado. Falar sobre o papel da mulher na sociedade, o que deveria ser dito desde criança, até para os meninos também se conscientizarem”, disse um aluno líder da turma.

A professora completa. “Sem dúvida, foi um trabalho valioso, que fará diferença na vida destes jovens. Sei como é desafiador organizar e efetivar um planejamento a longo prazo como este. Mas a vitória aconteceu, porque o objetivo foi alcançado”.