Programa Renegocia começa na próxima segunda-feira

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) e o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) aderiu ao Programa Renegocia, criado pelo Governo Federal, que permite a renegociação de dívidas.

O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, com coordenação da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, está realizando a primeira edição do Renegocia!, mutirão de negociação de dívidas, como prevenção ao superendividamento dos consumidores.

O Renegocia ocorrerá entre 24 de julho e 11 de agosto para monitorar e avaliar o potencial de renegociação de dívidas de consumo, sendo que os consumidores farão uso do atendimento dos Procons como canal para propor a negociação ou poderão renegociar direto de sua residência através do site consumidor.gov.br.

Para registro de pedido de negociação de dívida deve-se atender o que segue:

– O consumidor deve possuir cadastro no gov.br como prata ou ouro.

– O consumidor verifica se a empresa-credora está cadastrada no site. As maiores e principais empresa já se encontram como empresas participantes.

– Registrar a Reclamação se atentando para preencher Renegociação/ parcelamento de dívida no campo Problema.

– O consumidor registra sua reclamação e a empresa analisa e responde.
– O consumidor comenta e avalia a resposta da empresa, informando se sua reclamação foi Resolvida ou Não Resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.

O coordenador do Procon Municipal salienta que o programa é do Governo Federal e não são todas as empresas que se cadastraram para participar do Programa Renegocia.

“É importante que o consumidor nos procure munidos de RG ou CPF e documentos equivalentes que comprovem a dívida, para que possamos auxiliar na busca de uma melhor solução para o pagamento da dívida”, pontua o servidor.

Além dos documentos de identificação, é necessário a apresentação de e-mail para cadastramento do Consumidor(a) no site GOV.BR, caso ainda não tenha.

Em caso de dúvida o consumidor pode entrar em contato com o Procon que fica localizado na Av. Belo Horizonte, 123, Filomena, em cima do Supermercado Economia, ou no Whatsapp 027 98152-0036. O atendimento é das 08h às 16h.