Programa Criança Feliz realiza oficinas de pais para dar orientações sobre concurso de desenho

A Prefeitura de Nova Venécia por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na última sexta-feira (08), a Oficina de Pais, para os pais das crianças inscritas no Programa Criança Feliz, no auditório do Centro de referência da Assistência Social (CRAS), com a finalidade de dar orientações aos presentes sobre o Concurso de Desenho da Primeira Infância com Arte (PIARTE), no qual as crianças deverão fazer um desenho livre com o tema “Brincar em família no território”, com o auxílio do seu cuidador, desenvolvendo e estimulando a criação de vínculos afetivos.

O PIARTE tem como objetivo despertar a percepção da sociedade sobre a linguagem infantil por meio de desenhos e pinturas, possibilitando a comunicação de sentimentos e conhecimentos da criança, na primeira infância, sobre o convívio familiar e territorial, e se trata de uma estratégia do Governo do Estado para estimular a participação das crianças no Programa Criança Feliz, desenvolvido em âmbito federal.

Segundo a Secretária municipal de Assistência Social, além da capacidade de se comunicar, a arte desenvolve a criatividade, considerando que a expressão artística está totalmente ligada à imaginação. “Esse tipo de atividade que o PIARTE está propondo, possibilitará também que as crianças descubram um mundo cheio de cores, formas, linhas, propiciando o desenvolvimento biopsicossocial, fatores fundamentais para um crescimento saudável”, disse a Gestora.

Durante a oficina, os pais também receberão o kit do PIARTE para a confecção do desenho, que contém lápis de cor, giz de cera, tintas, pincel e apontador, além da ficha padrão para a confecção do desenho.

Ao todo, 9 crianças de 0 a 3 anos de idade estão participando, elas têm até o dia (15), para entregar sua produção artística. Do dia 25 a 29 de julho acontece a apreciação dos desenhos apresentados, que serão selecionados por uma equipe formada por profissionais de Educação, Assessoria de Comunicação, Cultura e Assistência Social, obedecendo ao regulamento do concurso.

Serão premiados os 3 primeiros lugares, em cerimônia oficial, a partir do dia 08/08. A criança que ficar em primeiro lugar terá o seu desenho reproduzido em um muro da cidade conforme consta no edital do PIARTE.