Procon de Nova Venécia realiza levantamento para auxiliar famílias durante as compras de material escolar

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon), com o início do ano letivo se aproximando, está saindo na frente para auxiliar os pais na difícil missão de comprar o material escolar. O órgão de defesa do consumidor realizou uma pesquisa de preços abrangente nas principais lojas de papelaria, calçados e vestuário.

A iniciativa tem como objetivo fornecer informações transparentes aos consumidores, permitindo que façam escolhas informadas na hora de adquirir os materiais necessários para o ano letivo.

O levantamento abrange desde itens básicos (mais baratos), itens médios e itens mais caros, como lápis, borrachas e cadernos, até produtos mais específicos, como calçados e calças jeans. Além de listar os preços, a pesquisa destaca a diferença de preço entre as lojas, e a variação de valores entre diferentes marcas, proporcionando uma visão abrangente do mercado local.

“Essa pesquisa de preços de material escolar é parte de uma estratégia mais ampla do Procon para envolver ativamente a população na promoção de práticas comerciais justas. Nosso objetivo não é beneficiar a loja A ou B, tanto que na pesquisa, não citamos nomes. A transparência e a informação são as principais ferramentas para empoderar os consumidores, permitindo que exerçam seus direitos de forma eficaz”, destaca o coordenador Municipal do órgão.

Ainda, segundo o gestor, o Procon também fornece orientações práticas para os consumidores economizarem durante as compras com dicas sobre a importância de comparar preços, aproveitar promoções e verificar a qualidade dos produtos para que as famílias façam escolhas financeiramente conscientes.

Confira no link abaixo a pesquisa de preços:
Link preço material escolar
Link preço roupas e calçados