PROCON de Nova Venécia realiza curso de capacitação e implantação do Sistema ProConsumidor

A Prefeitura Municipal de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, através do PROCON de Nova Venécia irá realizar nesta segunda-feira curso de capacitação para implantação do Sistema ProConsumidor, novo sistema nacional de atendimento ao consumidor, voltado aos órgãos de defesa do consumidor para os registros das reclamações de consumo.

O ProConsumidor possui uma arquitetura centralizada, e isso significa que a Senacon – Secretaria Nacional do Consumidor assume a infraestrutura do sistema e a segurança dos dados. Nesse sentido, não é necessário um servidor com aplicação e banco de dados distribuído nos estados.

Outro benefício dessa nova estrutura é a centralização do cadastro eletrônico do fornecedor, que será atualizado e mantido pela Senacon e, por meio de uma única senha, as empresas podem visualizar e responder as demandas de todo o Brasil.

No novo sistema, é possível registar Consulta, Denúncia e Reclamação, e tratar a reclamação por Telefone, Carta e Audiência, não havendo hierarquia entre elas. Há prazo para o Procon finalizar os procedimentos dentro do sistema, fase tratativa, fase decisão, e todas as reclamações tem potencial para compor o Cadastro de Reclamações Fundamentadas – CRF.

O curso de Capacitação do Sistema ProConsumidor será realizado de forma online no período de 28/03 a 01/04/2022, na plataforma de ensino à distância da Escola Nacional de Defesa do Consumidor. Os atendimentos estão mantidos.