Prefeitura de Nova Venécia vai realizar Dia D do Outubro Rosa

A Prefeitura de Nova Venécia, através da Secretaria de Saúde do Município, vai realizar Dia D da Campanha Outubro Rosa no próximo sábado (16).

A ação irá acontece na Praça do Imigrante a partir das 8:30h da manhã. As mulheres que passarem pelo local irão receber orientações sobre a prevenção de Câncer de Mama e Colo de Útero. Na unidade de saúde “Ângelo Piassarolli”, acontecerá palestras e coleta de preventivo.

A campanha:
A campanha internacional Outubro Rosa foi criada na década de 1990 nos Estados Unidos e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de um diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama.

O Câncer de Mama:
O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos em 2020, o que representa 24,5% de casos novos por câncer em mulheres. É também a causa mais frequente de morte por câncer nesta população.

Em 2021, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença, o que equivale a uma taxa de incidência de 43,74 por 100 mil mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde.

O acesso ao diagnóstico e tratamento adequado em tempo oportuno são fundamentais para uma menor taxa de mortalidade pela doença. Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, maiores as chances de sucesso no tratamento médico. Por isso, a importância de falar sobre autocuidado e prevenção com frequência.