Prefeitura de Nova Venécia e Hospital São Marcos se unem contra a COVID-19 e Síndromes Gripais

Foto: Divulgação / Assessoria de Comunicação Prefeitura de Nova Venécia

Diante dos alarmantes números de novos casos da COVID-19 e dos casos de síndromes gripais que estão subindo a cada dia que passa em nosso município, a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital São Marcos, se unem para criar uma frente de trabalho para dar vazão aos atendimentos no município veneciano.

É do conhecimento de todos que a pandemia da COVID-19 juntamente com a gripe causada pelo vírus H3N2 tem feito aumentar a procura por atendimentos médicos em Nova Venécia, bem como acontece em todo o País. A Secretaria de Saúde tem feito o que está ao seu alcance para prestar um atendimento de qualidade e humanitário há população, mas sabemos que o momento requer cautela e paciência.

Atualmente, a administração municipal sofre com baixa de funcionários, devido estes profissionais estarem afastados de suas funções com atestado médico para se recuperarem da Covid-19 ou da gripe, somente na Secretaria de Saúde, 20 profissionais estão afastados, o que gera um impacto gigantesco no atendimento à população. Atualmente o Hospital São Marcos absorve grande parte destes atendimentos médicos, outra parte fica com as unidades de saúde do município.

Recomendamos que ao procurar as unidades de saúde ou o hospital, todos tenham calma e ciência que os profissionais estão trabalhando com a equipe reduzida e sobrecarregados, pois estão a mais de 2 anos em uma pandemia.

Vale salientar que a pandemia não acabou e o recomendado é que todos, sem exceção, evitem festas, bares, shows, confraternizações, aglomerações e qualquer tipo de local e ambiente que possa ser propício a contaminação.

O município dispõe de vacinação contra a gripe e contra o vírus causador da COVID-19, pedimos a população que ainda não se vacinou, que procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência e complete seu ciclo vacinal e mantenha todas as vacinas em dia, pois a vacina é a única arma real que temos no momento para enfrentarmos essa pandemia.

As medidas sanitárias devem ser mantidas, o uso de máscara deve ser constante e em todo lugar, inclusive em local aberto, a higienização das mãos com água e sabão devem permanecer, assim como o álcool em gel quando não houver a viabilidade de lavá-las. O contato físico deve ser evitado ao máximo, pois a contaminação está crescendo de forma alarmante.

Contamos com todos e juntos sairemos mais fortes.

Assessoria de comunicação da Prefeitura de Nova Venécia