Prefeitura de Nova Venécia disponibiliza Programa de Controle ao Tabagismo

Nova Venécia é um dos 52 municípios no Estado, que dispõe de tratamento ao fumante através do Programa Municipal de Controle ao Tabagismo na Secretaria Municipal de Saúde, anualmente no Dia Nacional de Combate ao Fumo, o INCA promove e articula uma grande comemoração nacional sobre o tema com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. O Programa Municipal de Controle ao Tabagismo acolhe as pessoas com interesse em cessar o tabagismo por demanda espontânea ou encaminhada pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família e durante o acolhimento é realizado uma abordagem inicial, avaliação de Grau de Dependência e posteriormente são agendadas consultas médicas, onde é possível também realizar acompanhamento por reuniões de grupos de apoio terapêuticos.

O Programa de Controle ao Tabagismo está disponível na Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia. Os interessados podem se direcionar a Rua Ibiraçu, nº 26, bairro Margareth ou entrar em contato pelo telefone (27) 37726876. Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, como câncer, enfisema ou derrame. Esse momento de pandemia também pode ser um estímulo para o cuidado com a saúde, incluindo a cessação do tabagismo. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar assim como a capacidade pulmonar, deixando a pessoa menos vulnerável a inúmeras doenças, dentre elas, a Covid-19.

A pessoa que desejar interromper o tabagismo além de ter o acompanhamento médico, também é garantido pelo SUS o tratamento com os medicamentos (nicotina em adesivo, nicotina goma e bupropiona).

Atendimento contra o tabagismo no município

Em 2019, 78 pessoas foram atendidas e 42 cessaram o tabagismo, no ano de 2021 os atendimentos ficaram suspenso devido a pandemia (Matriz de Mapa de Risco do ES) e indisponibilidade de medicação por parte do Ministério da Saúde. No primeiro quadrimestre de 2021 foram atendidas 18 pessoas e 12 cessaram o tabagismo.

Dia Nacional de Combate ao Fumo

No dia 29 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, criado em 1986, por intermédio da Lei Federal nº 7.488. A comemoração desse dia tem como objetivo alertar a população e, especialmente, o jovem sobre os malefícios advindos do uso dos produtos do tabaco e os benefícios alcançados por meio da cessação de fumar.

As celebrações da data, cujo tema é “Comprometa-se a Parar de Fumar” tem como objetivo motivar os países a desenvolverem estratégias que auxiliem pelo menos 100 milhões de pessoas que são tabagistas a deixarem de fumar em todo o mundo.