Práticas pedagógicas exitosas são destaque na EMEF São Cristóvão

Ambiente alfabetizador, preparado na sala de aula, para o incentivo à leitura

A Secretaria Municipal de Educação (Seme), cumprindo seu cronograma de Assessoramento Pedagógico, esteve nos dias 19 e 20 desta semana,  na EMEF São Cristóvão, para  analisar, com a equipe da unidade ensino, o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) dos iniciais do ensino fundamental.

O Assessoramento Pedagógico é uma estratégia prevista na Proposta Pedagógica do Ano Letivo de 2022, com ele, professores, equipe gestora das escolas e da Seme podem monitorar os resultados das ações desenvolvidas para o Fortalecimento da Aprendizagem, um programa elaborado pela Seme, que conta com outros vários programas, todos estão voltados para um objetivo único: o aumento da qualidade da educação e a alfabetização na idade certa, ou seja, até o segundo ano do ensino fundamental.

A Avaliação Diagnóstica da rede e a avaliação de fluência, por meio do ”Alfabetização Aqui é pra Valer”,  são feitas periodicamente e têm seus resultados constantemente monitorados, a partir desses resultados, cada professor realinha seu planejamento, observando as habilidades ainda não alcançadas, para que sejam fortalecidas por meio de mais atividades.

Para tornar o ensino mais atraente, os professores têm recebido formações dos programas implementados e têm se dedicado a oferecer um ambiente alfabetizador, com salas de aulas que permitem que a aprendizagem aconteça por meio de jogos, brincadeiras, fazendo uma prática pedagógica mais prazerosa para ambos, docentes e estudantes.

Materiais pedagógicos também foram adquiridos pela Prefeitura de Nova Venécia para o fortalecimento do Plano de Intervenção Pedagógica, todos os alunos recebem livros de língua portuguesa e matemática da coleção “Um giro pela aprendizagem”, além dos livros do Paes, em regime de colaboração, com a Secretaria Estadual de Educação e do Programa Nacional Livro Didático (PNLD).

A Secretaria Municipal de Educação aderiu também ao programa do governo federal, Tempo de Aprender, que oferta para as turmas de primeiro e segundo anos o Assistente de Alfabetização, um recurso humano que tem sido imprescindível para sanar as lacunas deixadas no processo de aprendizagem em consequência do período de aulas remotas durante a pandemia

Segunda a professora do primeiro ano, todo os recursos utilizados já têm se mostrado eficientes na recuperação da aprendizagem. “As formações contribuem para o meu fazer pedagógico, os materiais dinamizam o tempo, assim há um melhor aproveitamento das horas-aulas, aumentando os momentos de intervenção quando as crianças apresentam dificuldades. É nítida a evolução deles.” afirmou a docente.

Já para a coordenadora do ensino fundamental na Seme, que acompanha o Assessoramento na escola desde 2021,  é possível observar a mudança no perfil leitor dos estudantes no decorrer desse período. “Temos leitores iniciantes já no primeiro ano e alunos leitores fluentes no segundo, como prevê a Base Nacional Comum Curricular para esta etapa da alfabetização. Estamos muito confiantes, pois todos os envolvidos têm se esforçado muito para executar todo o Plano de Ação traçado para esta unidade de ensino.” elogiou a técnica pedagógica.

Equipe de Assessoramento Pedagógico da Seme recebida pela diretora da unidade de ensino EMEF São Cristóvão

Professoras do 2º e do 1º ano do ensino fundamental da EMEF São Cristóvão

Estudante utilizando material do Pacto pela Aprendizagem (Paes), uma parceria entre município e governo do estado, para alcançar a alfabetização na idade certa