Núcleo de Ideias promove mais um curso de capacitação profissional, implantação do cacau na alimentação

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através do Núcleo de Ideias, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, promove nesta quarta-feira (15), em São Gabriel da Palha, a segunda capacitação profissional sobre o cacau em pó, seus benefícios e utilização.

A partir desse ano, o cacau em pó passou a compor os itens que são entregues pela agricultura familiar às unidades de ensino da rede municipal. Baseada na Resolução nº 06/2020 que atualiza as normas para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), onde proíbe alimentos ultraprocessados açúcar, mel, adoçante nas preparações culinárias e bebidas para as crianças de até três anos, a SEME incorporou o produto ao cardápio das escolas para atender a normativa.

O curso tem por objetivo qualificar e capacitar as mulheres do Núcleo de Ideias, para que elas possam ter melhor conhecimento sobre a introdução do cacau na alimentação, e com auxílio das nutricionistas, em parceria do Incaper de Nova Venécia, juntos elaborarem receitas que sejam nutricionais, saborosas e de aquisição popular.

Toda essa experiência adquirida durante o curso, será utilizada no momento que a cozinha industrial do Núcleo de Ideias for inaugurada, onde várias receitas com produtos provindo da agricultura familiar possa ser uma referência culinária/gastronômica local.

Ascom | PMNV