Nova Venécia inicia o levantamento para verificar possíveis focos de infestação do mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretária Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental, dará início, na próxima segunda-feira (25), ao primeiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2022. Os trabalhos serão realizados até o dia 30 de janeiro. De acordo com o município, o objetivo é identificar os locais com foco e atualizar o índice de infestação atual do mosquito transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.

Na primeira etapa, serão vistoriados mais de 800 imóveis na cidade. A análise é feita, em média, quatro vezes ao ano, levando em conta o calendário determinado pelo Estado. A partir dos resultados, são feitos planejamentos de ações nos principais pontos críticos. A última pesquisa de 2021 feita em Nova Venécia apontou que 2,4% dos domicílios visitados apresentavam focos de reprodução do Aedes aegypti.

O ideal é que esse número fique abaixo de 1%.
Neste momento o ambiente é propício para a proliferação do mosquito. Em períodos chuvosos, a oferta de criadouros é elevada, ao passo que, quando a temperatura aumenta, eleva-se também a velocidade de desenvolvimento do vetor. O mosquito leva de sete a dez dias para se desenvolver de ovo a adulto, e a forma mais eficiente de evitar surtos das doenças transmitidas pelo inseto é interromper esse ciclo.

Os Agente de Combate as Endemias estarão devidamente uniformizados seguindo todos os protocolos de saúde da COVID-19. É importante que as pessoas os recebam, já que os resultados do LIRAa vão direcionar o melhor caminho para combater o mosquito transmissor da dengue nos próximos meses.
Caso o morador ainda tenha dúvidas, pode ligar no Departamento pelo 3772 – 6633 e solicitar a confirmação da identidade do agente de endemias.

A recomendação é eliminar todos os recipientes que acumulem água. Quando não puderem ser descartados, a orientação é que sejam devidamente vedados ou tratados. A vistoria de criadouros deve abranger locais menos convencionais, como calhas de chuva, ralos externos, vasilhas de animais, bandejas de ar-condicionado e geladeiras, além de vasos sanitários desativados.

Os Supervisores de Endemias, Angelo Ferrugine Ramos e Leonardo Pereira de Souza, pede que a população continue atenta, principalmente neste período de aumento de temperatura e chuvas fortes, típicos do verão, que eleva o risco de transmissão das arboviroses associadas à proliferação de Aedes aegypti.