Mais de 280 carteiras do idoso foram emitidas em 2023 em Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência (Semas) e o Centro de Convivência do Idoso (CCI) “Moacyr Sélia Filho”, no ano de 2023, emitiu 281 novas carteiras do idoso. Esse número aponta uma crescente conscientização sobre os direitos dos idosos e o esforço da gestão pública Municipal em proporcionar uma melhor qualidade de vida para essa parcela da população.

Localizado estrategicamente, o CCI facilita o acesso dos idosos ao processo de emissão da carteira, que, por sua vez, abre portas para uma série de benefícios essenciais, garantindo seus direitos de acordo com o que prevê o estatuto do idoso.

Algumas das vantagens proporcionadas pela posse desse documento é a prioridade em estacionamento, onde eles têm acesso a locais convenientes e seguros para estacionar, facilitando sua mobilidade.

Além disso, a carteira do idoso concede gratuidade no transporte público e privado, aliviando os custos associados à locomoção e permitindo que se desloquem com facilidade para diferentes áreas da cidade.

Outro benefício considerável é o desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Esse estímulo financeiro tem por objetivo aliviar a carga tributária sobre os idosos, reconhecendo sua contribuição ao longo da vida e proporcionando condições mais favoráveis para a permanência em suas residências.

Para a coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, a alta demanda por carteiras do idoso reflete a importância que essa gestão atribui à qualidade de vida dos idosos. “Esse aumento no número de emissões demonstra uma mudança positiva na conscientização sobre os direitos dos idosos e a necessidade de garantir que desfrutem plenamente de todos os benefícios. Esperamos que mais idosos se beneficiem dessas vantagens, promovendo assim uma sociedade mais inclusiva e solidária para todas as faixas etária”, ressalta.
A gestora fala ainda, que o CCI também atende o passe livre Municipal, Estadual e interestadual para portadores de Deficiência e encaminhamentos para o Benefício de Prestação Continuada (BPC), totalizando mais de 330 somente nos três últimos meses de 2023.