EMCOREIEF Santa Helena participa de projeto piloto em Educação Ambiental no município

A Prefeitura Municipal de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na terça-feira (23), em parceria com empresas privadas de transmissão de energia, realizou atividades de comunicação e Educação Ambiental da campanha de prevenção de incêndios florestais intitulada: “Você sabe o que é um incêndio florestal?”.

A ação aconteceu primeiramente na EMCOREIEF Santa Helena como projeto piloto, que se avaliado positivamente, será implementado em toda rede municipal de ensino atendendo a Lei Municipal, 3.742, de 19 de julho de 2023, que instituiu a Política Municipal de Educação Ambiental.

Uma palestrante da empresa esteve na escola para um bate-papo com os alunos. Ela também sorteou entre eles camisas e bonés com o tema da conscientização sobre a prevenção de incêndios florestais. Uma cartilha da campanha, voltada ao público do ensino fundamental anos iniciais, será disponibilizada para a rede, no formato on-line, para aprofundamento de estudantes e profissionais no assunto.

A campanha tem como objetivo orientar a população, principalmente os lindeiros e proprietários das terras interceptadas por linhas de transmissão de energia, sobre os usos permitidos e não permitidos na faixa de servidão, assim, evitando acidentes, incêndios florestais e outras situações que consequentemente, resultem na interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Todas as atividades realizadas na escola foram alinhadas pela técnica pedagógica da Seme, membro do Grupo de Trabalho criado para instituir a Comissão Interinstitucional Municipal de Educação Ambiental (CIMEA).

Segundo a diretora da escola, que acompanhou toda a ação,  a palestra  foi de suma importância visto que o público da escola são filhos de agricultores e a região está propícia a estes tipos de queimadas. “A palestrante deixou claro quais são os tipos de queimadas e como as evitar, os estudantes interagiram e mostraram que aprenderam o que foi passado. A formadora ainda deixou uma tarefa de casa: os incumbiu de serem os mediadores de todas as informações para as famílias, a fim de evitar todas as formas os incêndios florestais”, contou a gestora.