Dentistas da Atenção Primária e Coordenação Odontológica do Município se Reúnem para Planejamento do Agosto Dourado

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da a Coordenação Odontológica do município se reuniram com os profissionais de odontologia da Atenção Primária na última quarta-feira dia (19), para realizar a capacitação/planejamento para preparação de ações para o Agosto Dourado. O objetivo do evento foi discutir estratégias e ações voltadas para a promoção da saúde bucal das gestantes e conscientização sobre a importância da amamentação e os benefícios que o ato trás para a saúde do bebê.

O Agosto Dourado é uma campanha que acontece mundialmente. No Brasil ela tem o intuito de incentivar, proteger e promover o aleitamento materno. Durante este período, diversos profissionais de saúde se unem para conscientizar a população sobre os benefícios do aleitamento materno e oferecer suporte às mães.

No contexto da odontologia, a campanha do Agosto Dourado destaca a importância do cuidado com a saúde bucal durante a gravidez e os benefícios que a amamentação trás.

Durante o encontro de planejamento, os dentistas da Atenção Primária e a Coordenação Odontológica discutiram estratégias para aumentar a conscientização sobre a importância do cuidado odontológico durante a gestação, bem como para garantir o acesso das gestantes aos serviços odontológicos adequados.

Entre as ações planejadas, destacam-se:

Campanhas de conscientização: Serão desenvolvidas ações de comunicação para informar as gestantes sobre a importância da saúde bucal durante a gravidez. Isso inclui a divulgação de materiais informativos em unidades de saúde, redes sociais e meios de comunicação local.

Capacitação de profissionais: Serão realizadas capacitações e treinamentos para os profissionais de saúde, visando atualizar seus conhecimentos sobre os cuidados odontológicos adequados durante a gestação. Isso permitirá que eles ofereçam um suporte adequado e informem as gestantes sobre os serviços disponíveis.

Atendimento odontológico especializado: Serão disponibilizados atendimentos odontológicos especializados para as gestantes, visando prevenir e tratar problemas bucais durante a gravidez. Esses atendimentos serão realizados em unidades de saúde.

Ao final do encontro, os participantes reafirmaram o compromisso em promover a saúde bucal das gestantes e destacaram a importância da colaboração entre os profissionais da Atenção Primária e a Coordenação Odontológica para alcançar os melhores resultados.

Com a realização desse encontro de planejamento, a expectativa é que o Agosto Dourado seja uma oportunidade para conscientizar as gestantes sobre a importância do cuidado odontológico durante a gravidez e a importância do aleitamento materno, promovendo assim a saúde bucal e contribuindo para o bem-estar materno e infantil.

Ascom | PMNV