Crianças atendidas pelos Creas preparam “Canteirinho do chá”

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), em uma iniciativa inovadora e educativa, deu início a criação de um encantador “Canteirinho do Chá”. Sob a orientação da talentosa artesã do equipamento, as crianças estão envolvidas em todas as etapas, desde a seleção das madeiras até a pintura, promovendo não apenas a expressão artística, mas também aprendizado sobre plantio e sustentabilidade.

O projeto, idealizado pela equipe do Creas, busca não apenas oferecer atividades recreativas, mas também estimular o aprendizado prático e promover a consciência ambiental. O terreno amplo e disponível proporciona espaço suficiente para a criação do canteiro, onde as crianças poderão vivenciar o processo completo, desde a preparação da terra até o cultivo das plantas de chá.

A fase atual do projeto envolve a pintura das madeiras que irão compor o canteiro. Com pincéis em mãos, as crianças dão asas à imaginação, colorindo as peças que em breve se transformarão em um lugar especial para o cultivo de ervas. A coordenadora do Creas destaca a alegria das crianças ao participarem ativamente do processo, ressaltando a importância de atividades que vão além do ambiente tradicional.

“É incrível ver o entusiasmo e a criatividade das crianças enquanto trabalham no projeto do Canteirinho do Chá. Elas não apenas estão desenvolvendo habilidades artísticas, mas também aprendem sobre o cultivo de plantas e a importância da natureza em nossas vidas”, destaca a coordenadora.

Além disso, a coordenadora ressalta que as atividades com terra são especialmente apreciadas pelas crianças, proporcionando uma experiência tátil e educativa. Ela enfatiza que, ao aprenderem a plantar, as crianças adquirem conhecimentos que podem levar para casa, incentivando práticas sustentáveis em seus próprios ambientes familiares.

O Creas atualmente atende em média 15 crianças, e esse projeto é uma extensão do compromisso da instituição em proporcionar não apenas assistência social, mas também oportunidades de crescimento pessoal e educacional.

Local onde está sendo preparado para o plantio das ervas do “Canteirinho do chá”