Creas realiza trabalho em rede para cuidar da saúde de pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e o Serviço de Abordagem de Rua, durante toda esta semana, uniu esforços em colaboração com profissionais da Secretaria de Saúde, para garantir que as pessoas em situação de rua tenham acesso aos cuidados essenciais de saúde.

Um dos principais focos dessa iniciativa foi a imunização contra a influenza. Com a temporada de gripe se aproximando e a preocupação com a saúde pública em mente, a equipe acompanhou de perto as pessoas em situação de rua até os postos de saúde, onde receberam suas vacinas e quando a ida não era possível, os técnicos iam in loco para fazer o atendimento.

O cuidado com a saúde bucal também fez parte da ação. A equipe do Creas organizou acompanhamento para consultas com dentistas, reconhecendo a importância da saúde oral para o bem-estar desse público.

Além desses cuidados, as pessoas em situação de rua fizeram também a coleta de exames importantes para identificação e prevenção para um possível diagnóstico precoce e tratamento adequado, caso necessário.

“Essa é mais uma ação que nossa equipe está realizando, além das abordagens diárias para garantir que essas pessoas tenham acesso igualitário aos serviços públicos, em especial aos cuidados de saúde, independentemente de sua situação de moradia”, destacou a coordenadora do Creas.

Em Nova Venécia, existe uma média de 17 pessoas que são cadastrados e acompanhados pelo Serviço de Abordagem de Rua, além de 9 transitórios, que são aqueles que ficam no município por um curto período. A gestão Municipal oferta uma equipe exclusiva, composta de assistente social, auxiliar e motorista com veículo para a execução do trabalho.