Creas realiza ação na Praça Adélio Lubiana para pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) realizou uma ação para as pessoas em situação de rua, na Praça Adélio Lubiana, na última quinta-feira (17).

Uma manhã de cuidado e empatia. União de forças com as Secretarias de Saúde, Cultura e Turismo para proporcionar bem-estar e suporte abrangente em comemoração ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, que foi instituído no dia 19 de agosto em todo o país.

A ação reuniu diversos profissionais dedicados a fazer a diferença nas vidas daqueles que mais precisam. Entre os serviços oferecidos estão, a aferição de pressão, teste de glicemia, atendimento do cadastro único, enfermagem e psiquiatria, este último foi crucial para avaliar e abordar as necessidades médicas da população em situação de rua, inclusive a saúde mental.

Além dos cuidados médicos, a ação também promoveu a autoestima e a expressão cultural, com serviços como tranças afros, valorizando a diversidade e a identidade cultural da população atendida. Houve também a distribuição de lanches e kits de higiene pessoal que não apenas supriu necessidades imediatas, mas também enviou uma mensagem de dignidade e respeito.

Um dos destaques foi a concessão de passagens para aqueles que desejavam retornar às suas cidades de origem. Essa medida visa reunir pessoas com suas famílias e redes de apoio, ajudando a reconstruir laços, prática essa já feita rotineiramente pela equipe de abordagem.

Segundo a assistente social, responsável pelo Serviço de Abordagem de Rua no município
veneciano, essa iniciativa demonstra a responsabilidade da gestão com esse público e que eles não estão desamparados. “Nosso trabalho é diário, temos uma equipe só para atender as demandas vindas deles. Seja na saúde, na assistência, nosso trabalho é todo voltado para a valorização e emancipação daqueles cidadãos”, disse a servidora.

A secretária de Assistência Social acompanhou toda a mobilização. “Estamos dedicados a garantir que cada indivíduo, independentemente de sua situação, tenha acesso a serviços que promovam seu bem-estar físico, mental e emocional. Esta ação é apenas um passo em direção a uma abordagem mais holística para minimizar as necessidades da população em situação de rua em nossa cidade”, considerou a gestora.