Conselheiros Tutelares de Nova Venécia passam por capacitação

Conselheiras Tutelares durante capacitação no município de Barra de São Francisco

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em apoio ao Conselho Tutelar do município, permitiu a participação dos servidores em uma importante capacitação realizada no município de Barra de São Francisco, no último dia 23 e em Colatina, no último dia 24, voltada para os Conselheiros Tutelares de diversas cidades da região. O evento, organizado pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAIJ), teve como objetivo proporcionar conhecimento básico inicial acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Consolidado como um instrumento fundamental para a proteção dos direitos infantojuvenis, o ECA demanda um entendimento profundo por parte dos Conselheiros Tutelares, que são peças-chave na garantia do bem-estar e desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.

Em Barra de São Francisco, estavam presentes representantes de Nova Venécia, Água Doce do Norte, Ecoporanga, Vila Pavão, Águia Branca e Mantenópolis. Essas localidades enviaram os eleitos no último pleito, bem como conselheiros reconduzidos para o exercício da função.

A capacitação teve um enfoque prático, visando a aplicação efetiva dos conhecimentos adquiridos no cotidiano das atividades dos Conselheiros Tutelares. Além de fornecer informações atualizadas sobre o ECA, a formação teve como objetivo aprimorar as habilidades necessárias para lidar com situações diversas que envolvem a proteção da infância e adolescência.

O Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAIJ), responsável por conduzir o evento, destacou a importância de uma atuação comprometida e alinhada com os princípios do ECA por parte dos Conselheiros Tutelares. A troca de experiências entre os participantes, representando diferentes municípios, contribuiu para um enriquecimento mútuo e fortalecimento da rede de proteção infanto-juvenil na região.

“Nós, conselheiros tutelares, temos o compromisso de estar cientes da atualização constante. O aprimoramento das nossas práticas reflete diretamente na qualidade da proteção oferecida a crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade. A capacitação em Barra de São Francisco representa um passo significativo nesse caminho, promovendo um ambiente mais seguro e saudável para nossas crianças e adolescentes”, disse a conselheira.